Covid-19 || Mafra – Quantos surtos ativos? Quantos profissionais com apoio emocional? Quantas cadeias de transmissão? Doentes internados?

CovidMaf

A 16 de julho de 2020 o Jornal de Mafra contactou a Srª Delegada de Saúde do Centro de Saúde de Mafra, Dr.ª Diana Mendes, no sentido de obter informações relativas à situação epidemiológica do concelho de Mafra, no que à covid-19 diz respeito. Não tendo obtido qualquer resposta desta profissional, o JM, contactou naquele sentido, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARSLVT) e depois, a Direção Geral de Saúde.

Colocámos a estas entidades um grupo de questões que permitem, uma vez respondidas, levar um pouco mais longe a caracterização da pandemia no concelho de Mafra.

À data de ontem tinham sido testados para covid-19, 12 040 cidadãos residentes no concelho de Mafra. Desde o início da epidemia e até ontem, no concelho registaram-se 546 casos confirmados, 380 casos recuperados e 15 óbitos. Nas últimas 24 horas havia no concelho de Mafra 151 casos ativos, 60 casos suspeitos e 325 casos em vigilância.

Há uma Linha de apoio psicológico, que tem “como missão dar resposta às necessidades dos Profissionais de saúde nos processos de gestão emocional e de adaptação no âmbito laboral face à pandemia, e para tal foi criado um serviço de linha telefónica operacionalizada pelas Psicólogas e Enfermeiro especialista em saúde mental que prestam este atendimento em regime de escala“. Esta Linha funciona todos os dias úteis das 8h00 às 16h00 “mas os Profissionais de saúde recorrem muitas vezes presencialmente ou para os próprios contactos dos elementos da equipa, pelo que os dados abaixo referidos não se referem exclusivamente à linha de apoio emocional disponibilizada”. Assim, entre março e julho de 2020, esta linha prestou serviço a:

25 Profissionais que solicitaram apoio emocional por sua iniciativa

224 Profissionais contactados pelas Psicólogas do NRC

80 Profissionais que solicitaram respostas sociais

De todos os casos diagnosticados no concelho, 57,5% estão associados a cadeias de transmissão, sendo que neste momento há 8 cadeias de transmissão ativas no concelho de Mafra.

Houve 3 surtos já detetados no concelho, 1 num lar (Santa casa da Misericórdia da Ericeira) e 2 focos/surtos em empresas (Sicasal e uma outra empresa não identificada).

Tranquilizante é o facto de não existirem neste momento, casos confirmados de covid-19 em cuidados intensivos, oriundos do concelho de Mafra, desconhecendo-se se isso já terá ocorrido no passado e desconhecendo-se também o número de doentes oriundos do concelho de Mafra, que estejam ou tenham estado internados devido á doença.

Leia também