IPMA | Depressão Ellen vai trazer chuva intensa e agitação marítima ao nosso País

Chuvacapa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado acerca dos efeitos da Depressão Ellen em Portugal Continental.

O comunicado do IPMA é o seguinte:

A partir da tarde do dia 19 de agosto irá aproximar-se do território do continente uma superfície frontal fria, associada à depressão Ellen, de atividade moderada e com deslocamento lento, e que continuará a afetar o estado do tempo nos dias 20 e 21, em especial nas regiões Norte e Centro.

Da previsão meteorológica salienta-se a ocorrência de chuva mais intensa no dia 19 no Minho e Douro Litoral e no dia 20 nas restantes regiões do Norte e Centro.

A região Sul terá temporariamente um aumento de nebulosidade com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no Alto Alentejo.

A agitação marítima na costa ocidental irá aumentar gradualmente, prevendo-se ondas de noroeste com 2 a 3 metros a norte do Cabo Raso no dia 21, sexta-feira.

A depressão Ellen, nome atribuído pelo serviço meteorológico irlandês (Met Eireann) e que se prevê que esteja centrada em 51N 10W no dia 19 às 21h (hora de Lisboa) irá ainda afetar parte das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Comunicado válido entre 2020-08-19 12:00:00 e 2020-08-20 23:59:00

Leia também