Covid-19 | Morreu a primeira criança (com 4 meses) em Portugal por covid-19

bbv

Nas últimas 24 registaram-se 2 óbitos por covid-19 a nível nacional, sendo um deles, o de uma criança de 4 meses de idade. Esta criança do sexo feminino faleceu no Hospital D. Estefânia e o contágio terá ocorrido através de familiares.

Trata-se de uma menina de quatro meses de idade, a transmissão terá sido uma transmissão familiar, através dos seus familiares, dos seus conviventes”. Esta criança tinha uma “patologia de base muito grave, nasceu com uma cardiopatia congénita bastante grave e obviamente a situação da covid levou ao agravamento desta patologia e ao aparecimento de uma consequência cardíaca que é muito descrita internacionalmente, e até nacionalmente, nos casos muito graves e que é o aparecimento de uma miocardite, sendo que “a causa final da morte foi um choque sético”, afirmou Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde.

Segundo a ministra da saúde, a situação desta criança foi classificada como óbito por covid-19, mas a “patologia da criança tinha outras condições associadas”.  Tendo Graça Freitas acrescentado que esta situação foi classificada “pela codificadora da DGS mais reputada, porque tem formação dada pela Organização Mundial da Saúde como, de facto, um óbito por covid”.

O outro óbito correspondeu a um individuo, do sexo masculino, com 80 anos de idade e que faleceu no centro hospitalar do Barreiro/ Montijo.

Leia também