Mafra | Ninhos de vespa asiática detetados no concelho

AVA

Nos últimos dias, vários exemplares de vespa velutina (asiática) foram avistados no concelho de Mafra.

Esta espécie exótica de abelhas é um dos insetos mais perigosos para o ecossistema, sendo extremamente agressiva para outros insetos e para o ser humano. A vespa asiática põe em risco a sobrevivência das abelhas e dos insetos que polinizam as plantas.

Durante a primavera, a vespa asiática constrói ninhos de grandes dimensões em pontos altos e isolados, se detetar algum, não o tente destruir, comunique de imediato a sua localização às autoridades.

VespaÉ facilmente identificada uma vez que se trata de uma vespa de grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O seu corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado na face dorsal (o tórax é castanho ou preto e o abdómen castanho. Cada segmento abdominal apresenta uma borda posterior amarela e estreita, exceto o quarto segmento, que é cor-de-laranja). As suas asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas.
O tamanho da vespa asiática varia entre os 2,5 e os 3 cm.

O procedimento de atuação no caso de deteção desta espécie é o seguinte:

À semelhança do que acontece com as picadas de outras vespas e abelhas, quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada.

Sempre que seja identificado um ninho de vespa asiática, não interfira com o mesmo e contacte de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil ou a linha SOS Ambiente, comunicando a sua localização.

Quando ocorre uma destruição de ninho em condições deficientes, e mesmo no caso da morte da vespa fundadora, as obreiras irão tentar reconstruir o ninho ou criar outros nas proximidades. Além disso, uma destruição ineficaz potencializa o comportamento defensivo da colónia, ou seja, aumenta a “agressividade” das vespas sobreviventes, o que poderá colocar em perigo a integridade física das populações que frequentem o local nos dias seguintes.

Tendo em consideração que a vespa asiática demonstra uma elevada agressividade quando incomodada nos ninhos, a destruição destes deve ser realizada por pessoal devidamente capacitado para o efeito, ou seja, devidamente protegido, munido dos equipamentos necessários e dotado de conhecimentos específicos.

Leia também