Torres Vedras | Covid-19 – Subiu para 3 o número de mortos no Lar Nossa Senhora da Luz em A dos Cunhados

LAC

O surto por covid-19 que grassa no Lar do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras, causou mais duas mortes, cifrando-se atualmente em 3 número de mortos registados naquele lar ligado à igreja católica.

As vitimas são uma mulher de 88 anos e um homem de 87 que se encontravam hospitalizados. A idosa de 88 anos encontrava-se “muito fragilizada” e o idoso de 87 tinha já passado pelo serviço de apoio domiciliário, pelo centro de dia e pelo lar.

Na 6ª feira eram 28 os utentes desta instituição que se encontram internados nos hospitais de Abrantes, Torres Vedras e Lisboa (Santa Maria).

O surto nesta instituição foi detetado no dia 03 de agosto e já tinha causado uma vítima mortal, um idoso de 93 anos, que se encontrava hospitalizado devido outras morbilidades, entre elas um “grave problema ao nível da diabetes“. Na semana passada foram realizados novos testes que revelaram 11 novos casos – 8 em utentes e 3 em funcionários, subindo para 87 o número de casos confirmados. Os próximos testes, encontram-se agendados para dia 19 de agosto.

A maioria dos utentes deste lar têm mais de 80 anos – 19 com menos de 80 anos, 21 entre os 80 e os 84, 24 com idades entre os 85 e os 89 e 12 pessoas com mais de 90 anos – estando muitos deles estão muito debilitados o que os deixa mais fragilizados e mais propensos a infeções por covid-19.

De acordo com o relatório do município de Torres Vedras, 80 casos deste lar correspondem à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e dois à freguesia de Silveira. Três dos casos identificados naquela instituição pertencem ao concelho de Lourinhã.

Estão por apurar as razões objetivas que levaram a este surto e as razões pelas quais ele atingiu a expressão e a gravidade que atingiu. O Jornal de Mafra já contactou a direção do Lar do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, mas o responsável do lar recusou-se a prestar declarações.

Leia também