Medusa Velella velella deixa praias do Oeste em alerta

vv

A espécie de medusa Velella velella (Veleiro) está atualmente a surgir por toda a costa Oeste Portuguesa tendo levado mesmo, ontem, ao hasteamento da bandeira vermelha nas praias de Carcavelos e de São Pedro do Estoril, em Cascais, onde foi detetada a sua presença.

vvvApesar de surgirem na costa em pequenas quantidades, o avistamento destas espécies levou a capitania do porto de Cascais a avaliar todas as praias dos concelhos de Cascais, Sintra e de Mafra. Os resultados desta observação em 42 praias destes 3 concelhos devem ser conhecidos até ao final da manhã.

Outras praias poderão ser interditadas no caso de se verificar a necessidade de salvaguardar a saúde pública e se o número de medusas que deram à praia assim o justificar.

A espécie Velella velella (Veleiro) é uma espécie de ocorrência comum sendo os seus tentáculos pequenos e ligeiramente urticantes. É aconselhável evitar o contacto direto com os tentáculos, de forma a evitar, em caso de maior sensibilidade, potenciais reações alérgicas. Não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados é, sob esse ponto de vista, considerada inofensiva.

Contudo, caso tenha estado em contacto com as mesmas e tenha sido picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio.


O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham

C3
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


Leia também