Dia Internacional da Cerveja celebra-se hoje

cerveja

Há Dias Internacionais (e nacionais) para todos os gostos, tudo se celebra e todas as razões parecem ser suficientes para que se promova uma causa, uma atividade ou um produto.

Chega hoje a vez da “loira”, aquele liquido dourado que se quer servido bem fresco e bem acompanhado, seja pelo tradicional tremoço, seja pelos célebres “carapaus com bigodes”.

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado, todos os anos, na primeira sexta-feira de agosto. Esta efeméride foi inventada em 2007, em Santa Cruz da Califórnia, e começou por ser uma celebração apenas no bar dos seus fundadores, expandindo-se até se transformar num evento mundial, assinalado em mais de 50 países. A Confraria da Cerveja junta-se a esta data comemorativa, não só pelo sentido de união mundial com os produtores de várias nações e culturas, como para celebrar os momentos de convívio, de gastronomia, lembrar quem a produz e quem a serve, bem como realçar a importância da cerveja para economia nacional

A cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de cereais, sobretudo da cevada maltada, sendo atualmente a terceira bebida mais popular, logo a seguir da água e do café. A sua produção e consumo são ancestrais, remontando, pelo menos, há 6 000 anos, aos tempos de sumérios, egípcios, mesopotâmios.

Praticamente qualquer açúcar ou alimento que contenha amido pode, naturalmente, sofrer fermentação alcoólica. Assim, bebidas semelhantes à cerveja foram inventadas de forma independente em diversas sociedades em redor do mundo

Portugal é o 15.º produtor europeu de cerveja, o consumo per capita é de 51 Litros por habitante, em 2018 produziram-se no país 676 Milhões de litros de cerveja, 69% das vendas de cerveja em Portugal ocorrem em cafés, bares e restaurantes, em 2017 havia em Portugal 120 empresas cervejeiras em operação, são estes alguns dos números que ilustram a forma como se olha para esta bebida mm Portugal.

Leia também