Mafra | Colégio Miramar vence prémios do programa Eco-Escolas

ABACM

O programa Eco-Escolas, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa lançou, ao longo do ano letivo 2019/20, vários desafios às escolas, com o objetivo de trabalhar diferentes temas relacionados com a sustentabilidade.

Entre os mais de 30 desafios lançados encontram-se os desafios UHU que este ano tiveram por tema “Espaços Exteriores e Comunidade Sustentáveis” especificamente focados na Biodiversidade Urbana.

No desafio “Ilustração Collage de um ODS” o Colégio Miramar foi o vencedor do 3º Prémio do 3º Escalão (Secundário, Profissional e Superior) com um trabalho através do qual pretenderam “mostrar como é que estão os nossos oceanos e como o descuido humano pode afetar a vida marinha”.

CM1
Segundo a Memória descritiva do trabalho, a collage divide-se nas em três partes:

I. A primeira, na cauda, na qual apresentamos algumas imagens verídicas do estado em que se encontram os nossos oceanos;

II. A segunda, na parte central, apresentamos quatro exemplos possíveis de como proteger a vida marinha;

III. E a última, parte superior, constituída por algumas imagens que, para nós, idealizam o estado em que os oceanos se deviam encontrar.

 

 

 

 

 

Os alunos deixaram ainda algumas sugestões, que segundo os próprios “deveriam ser adotados, por todos, o mais rapidamente possível”:

CM2• Proibição de algumas formas de subsídios à pesca, nomeadamente as que contribuem para a sobre capacidade para a sobre pesca.; eliminação dos subsídios que tendem a contribuir para a pesca ilegal (não reportada e não regulamentada).

• Proteção da praia, nunca atirando lixo para a areia, antes optando por guardá-lo e colocá-lo no caixote do lixo mais próximo; a recolha de lixo na praia é, também, uma maneira bastante eficiente de reduzir a poluição marinha.

• Diminuição do consumo de plástico e escolha de produtos ecológicos, considerando que o plástico é um dos principais responsáveis pela morte de milhares de criaturas marinhas.

• Diminuição da pegada ecológica, tendo em conta que o oceano absorve cerca de 25% das emissões de dióxido de carbono provocadas pelo homem, o que provoca a acidificação das águas marinhas, ameaçando assim a existência de inúmeras espécies.

O Colégio Miramar recebeu ainda uma Menção Honrosa no Concurso Nacional Poster Eco-Código.

O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham

C2
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


Leia também