Mafra | Nova ETAR no Carvalhal autorizada pelo Ministério do Ambiente (UF de Igreja Nova e Cheleiros)

ETAR

O concelho de Mafra irá contar com uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) no lugar de Carvalhal, na União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros.

Esta nova ETAR irá tratar as águas residuais urbanas produzidas nas povoações de Alqueidão, Arroeiras, Carvalhal e Meã, pelo servindo uma população de 1 138 habitantes.

As águas residuais aqui tratadas serão descarregadas na Ribeira de Cheleiros, um afluente do rio Lizandro.

Uma vez que a construção deste equipamento “prevê a ocupação total de 1000 m2 de solos integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN), na tipologia «áreas estratégicas de proteção e recarga de aquíferos» e «zonas ameaçadas pelas cheias»” a Águas do Tejo Atlântico teve de solicitar autorização ao ministério Ambiente e da Ação Climática.

Depois do parecer favorável da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional de Lisboa e Vale do Tejo, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática reconheceu a construção desta ETAR como uma “ação de relevante interesse público” embora “condicionada ao cumprimento das medidas e pareceres das entidades consultadas e à implementação das medidas de minimização constantes do projeto”.

Esta decisão teve ainda em conta o fato de estar “comprovada a inexistência de alternativas de localização da ETAR fora de áreas abrangidas pela Reserva Ecológica Nacional (REN), na medida em que o sistema intercetor e as estações elevatórias que permitem a recolha e encaminhamento das águas residuais produzidas para a referida ETAR já se encontram executados, o que limita a seleção dos locais para a sua implantação”.

Assim, passa a ser possível que “as águas residuais geradas na rede de drenagem em baixa deixem de ser conduzidas a fossas séticas coletivas, o que origina um impacte ambiental positivo a nível local, garantindo uma gestão sustentável da bacia hidrográfica, assegurando o bom estado ecológico das suas águas e promovendo a melhoria da sua qualidade e a garantia da sua disponibilidade”.

[Imagem de arquivo: Águas do Tejo Atlantico: ETAR de Foz de Lizandro]


O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham

C2
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


 

Leia também