Museu da Farmácia | Visitas guiadas à exposição “Um Mundo de Máscaras”

Na sociedade ocidental, a palavra máscara tinha tinha, até há poucos meses, duas asserções principais. Por um lado lembravam as as proteções  oronasais, que os médicos usavam e ainda usam, para defender os doentes de infeções, durante as intervenções cirúrgicas, e depois lembravam os carnavais em Veneza, as suas tropelias, o seu cerimonial e o ar misterioso que aquela quadra tinha/tem naquela tão especial região de Itália.

Com esta nova “anormalidade” que a pandemia por covid-19 trouxe ao mundo e à Europa, a palavra “mascara” assumiu uma outra conotação, um outro peso social e cultural.

A utilização de máscaras me dicas tem história. É no enquadramento dessa história, que o Museu da Farmácia irá realizar nos dias 21 e 24 de julho, às 17h00, visitas guiadas à exposição “Um Mundo de Máscaras”, “para dar a conhecer ao público o interesse histórico da máscara ao longo da história da humanidade“.

A montra permite conhecer desde máscaras de curandeiro a máscaras de feiticeiro, das de protecção às da tradição, das de teatro às de cerimónia e pretende fazer a ponte entre o presente e o passado, ao mesmo tempo que revela um mundo de histórias dentro de um único objecto.

“Esta exposição conta ainda com uma componente de Realidade Aumentada, uma tecnologia que permite projectar conteúdos virtuais, como imagens, no mundo real. Através da simples leitura de um código QR, o visitante poderá viajar no tempo e “vestir”, de forma virtual, as máscaras que compõem a exposição. Para desfrutar desta experiência interactiva será apenas necessário utilizar um telemóvel com câmara”

 

Visitas guiadas à exposição “UM MUNDO DE MÁSCARAS”, Museu da Farmácia

Datas:  21 e 24 de julho, 17h00

Entrada: 6€ | Estudantes e Seniores: 4€

Atividade limitada a 10 participantes

Para inscrições e informações: museudafarmacia@anf.pt

   

Leia também