IPMA prevê continuação de Tempo Quente para os próximos dias

TQ

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P, (IPMA) emitiu ontem, ao final da tarde, um comunicado sobre a previsão de continuação do tempo quente ao longo desta semana.

Assim segundo o IPMA, o dia de hoje será mais fresco, mas a partir de amanhã, 9 de julho, deverá existir “uma subida gradual” das temperaturas.

O comunicado refere que:

Prevê-se a continuação do tempo quente ao longo desta semana, com uma descida temporária de temperatura no dia 8, menos significativa em Trás-os-Montes e na Beira Alta, e uma subida gradual a partir de dia 9. O período de tempo quente previsto, deverá ter temperaturas ligeiramente mais baixas sendo no entanto de maior duração do que o período anterior (4 a 7 de julho), em que alguns locais do interior e sotavento algarvio registaram máximas entre 40 e 43°C.

Durante os próximos dias a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35°C na generalidade do território, com valores ligeiramente inferiores junto à faixa costeira (entre 25 e 30°C), e devendo atingir valores entre 35 a 40°C em algumas regiões do interior.

A partir da noite de quinta para sexta-feira (9 para 10), prevê-se também uma nova subida dos valores da temperatura mínima. Os valores deverão variar entre 15 e 25°C, sendo mais elevados no interior e no sotavento algarvio.

Os dias 8 e 9 serão marcados por instabilidade no interior Norte e Centro com ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Esta subida de temperatura deve-se a “um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com uma depressão centrada no interior da Península e a aproximação de um vale em altitude, originam o transporte de uma massa de ar quente do norte de África com instabilidade no interior e subida de temperatura nos próximos dias”.

Previsão elaborada a 7 de julho de 2020.

O comunicado é válido até 2020-07-11 19:25:00.


O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham

C1
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


Leia também