A partir de novembro carros sujos podem ser reprovados na inspeção automóvel

IV scaled

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) deliberou que a inspeção automóvel será mais apertada a partir do dia 1 de novembro de 2020.

A deliberação publicada em Diário da República, no final da semana passada, é constituída por 27 pontos e prevê, por exemplo, que um veículo sujo possa ser reprovado.

Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza”.

Em novembro, passará também a haver um controlo sobre a alteração do número de quilómetros entre inspeções de modo a “precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados” ,pelo que “sempre que numa inspeção é observada a alteração do número de quilómetros constante do odómetro (conta -quilómetros), traduzida na sua diminuição relativamente a uma inspeção anterior, tal facto deve ser anotado na ficha de inspeção através da menção — Quilometragem com alteração —, mantendo -se a referida anotação em todas as inspeções subsequentes”.

Esta nova diretiva prevê ainda a definição de novos valores máximos de opacidade, que são medidos através do controlo de emissões do escape.

 


O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham

C3
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


Leia também