Covid-19 | Há 1 528 casos de infeção em lares de idosos

Idosos

O panorama nos lares de idosos revela, segundo a última atualização, a existência de uma redução no número de casos infetados.

Ao dia de ontem eram 1 528 os utentes infetados – num universo de 11 285 utentes – dos quais, 145 se encontram internados e cerca de 303 estão a aguardar o resultado do teste.

Em relação aos profissionais, do universo de 9 797 profissionais, 707 encontram-se infetados.

A maior parte dos surtos nos lares não têm sido causados por visitantes, mas sim pelos dos profissionais que lá trabalham. A Diretora Geral da Saúde deixou um apelo a estes profissionais no sentido de que “cumpram as regras todas que estão definidas e para que minimizem a probabilidade de infeção”.  Graça Freitas apelou ainda para que em caso de suspeita, as instituições a comuniquem de imediato às autoridades competentes, de modo a que se possa atuar de forma rápida uma vez que “quanto mais rápida for a intervenção menor será o número de casos envolvidos”.

Ao dia de ontem, os casos mais recentes de infeção em lares de idosos, que ocorreram na região de Lisboa localizam-se num lar em S. Domingos de Rana, com 47 casos positivos (41 utentes e 6 profissionais) estão 6 internados e há um óbito a lamentar, numa residencial em Vale de Lobos, no concelho de Sintra, com 16 casos positivos e numa instituição do Barreiro, com 19 casos de infeção.

 

 

Leia também