Sintra | Covid19 – 34 cafés encerrados devido a “risco elevado para a saúde pública”

S

A autarquia de Sintra informou ontem, em comunicado, que solicitou às autoridades de Saúde o encerramento de 34 cafés que foram identificados, numa operação conjunta com a PSP, como de “risco elevado para a saúde pública e de ajuntamentos onde as normas das autoridades de saúde não eram respeitadas”.

S2
[Imagem de Basílio Horta]
É a responsabilidade de cada um e a capacidade de intervir no terreno que vai permitir vencer este momento. A nossa Polícia Municipal, numa operação conjunta com a fiscalização da Divisão da PSP de Sintra, fiscalizou e encerrou (…) vários espaços que insistem, não respeitando as orientações das autoridades de saúde, permanecer abertos. São situações inaceitáveis que, em articulação com várias entidades de segurança, vão ter tolerância zero.” afirmou Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Sintra conta agora com três postos de atendimento, em funcionamento junto das estações da CP, que prestam apoio à população constituídos por equipas de enfermeiros do ACES Sintra – Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, elementos da Proteção Civil de Sintra, Polícia Municipal de Sintra e técnicos de ação social da autarquia.

S3
[Imagem: CMS]
Estas unidades móveis distribuem gratuitamente máscaras de proteção individual, álcool gel, prestam informação (disponível em várias línguas) relativa à prevenção e diminuição dos riscos de contágio por Covid-19 e prestam também apoio e esclarecimentos sobre medidas preventivas, isolamento, utilização correta de EPIs, higienização das mãos, etc.

Através destes postos de atendimento, a autarquia irá distribuir mais de 250 mil mascaras depois de já ter distribuído 1 milhão de máscaras, através da caixa de correio.

Basílio Horta afirmou que “os nossos lugares estão protegidos. Temos todos de manter a tranquilidade e consciência cívica necessária para enfrentar esta nova realidade. Unidos, solidários e com responsabilidade vamos continuar a defender Sintra.”

Segundo o último relatório de situação disponibilizado pela DSG são 2 105 os casos confirmados no concelho de Sintra desde o inicio da pandemia.

[Imagem de capa de Basílio Horta]

Leia também