Mafra | Assinala-se hoje o 7º Aniversário da Escola das Armas [Imagens]

Jornal de Mafra 2017.11.22 16h24m52s 009 .png

Assinala-se hoje, 17 de junho, o 7º Aniversário da criação da Escola das Armas.

A 03 de Julho de 2013, por despacho de José Pedro Aguiar-Branco, o então Ministro da Defesa Nacional, foi aprovada a criação da Escola das Armas (EA), na vila de Mafra, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2013.

A EA criada como “uma unidade de formação que tem por missão primária conceber e ministrar cursos de formação inicial, progressão na carreira e formação contínua, e é comandada por um brigadeiro-general“.

A ativação da Escola das Armas, ocorreu, em Mafra na manhã de dia 7 de outubro 2013, tendo a cerimónia sido presidida pelo General Artur Neves Pina Monteiro, à altura Chefe de Estado-Maior do Exército.

“O modelo agora edificado de uma Escola única contempla uma organização em rede, centrada na Escola das Armas, onde residirá o conhecimento e onde decorrerá uma formação essencialmente técnica, articulada com uma formação complementar de natureza tática, a ser ministrada em Polos de Formação, situados em unidades operacionais selecionadas à custa dos recursos humanos e materiais que as integram. A decisão de localizar em Mafra a Escola das Armas foi a escolha que minimizou os investimentos necessários à sua criação, designadamente por não obrigar à construção de novas infraestruturas de vulto e maximizar recursos através da rentabilização das instalações aqui existentes. ”, referiu o então Chefe de Estado-Maior do Exército.

Ficou definido que 17 de junho seria o dia festivo da Escola das Armas. A data escolhida remonta à batalha de Montes Claros, que aconteceu a 17 de junho de 1665 em Borba, entre Portugueses e Espanhóis. Foi a Batalha de Montes Claros que deu início ao processo que pós fim aos 28 anos de guerra entre os dois países.

Com ativação da AE foram desativadas as Escolas Práticas de Infantaria, de Artilharia, de Cavalaria, de Engenharia, de Transmissões e o Centro Militar de Educação Física e Desportos.

As imagens que se seguem são imagens de arquivo que documentam cerimónias, acontecimentos e visitas oficiais que nos últimos anos tiveram por palco a escola das armas.

Leia também