Covid-19 | 236 novos casos nas últimas 24 h na região de Lisboa e Vale do Tejo

lisboa

Na Área Metropolitana de Lisboa (AML) reside cerca de ¼ da população portuguesa, 2 821 876 habitantes, distribuídos por 18 concelhos (9 a norte e 9 a sul do rio Tejo), que representam 3,3% do território nacional.

A costa atlântica da AML conta com cerca de 150km e a sua frente ribeirinha, com cerca de 200km tendo no seu território dois grandes portos: Lisboa e Setúbal e três portos médios piscatórios: Sesimbra, Cascais e Ericeira.

AML6Nas últimas semanas, a AML os holofotes sobre si, não por apresentar uma grande variedade morfológica e uma abundante riqueza natural, mas porque se têm concentrado aqui, diariamente, cerca de 90% dos novos casos de infeção por covid-19 em Portugal.

Nas últimas 24 h foram 236 os novos casos registados nesta região.

O delegado de saúde da região diz que “não é uma situação para ficarmos alarmados” uma vez que os principais focos estão sob controlo afirmando que “se for necessário iremos para medidas mais drásticas. Porque as pessoas que não cumprem a determinação de confinamento incorrem num crime de desobediência”.

Ontem, o primeiro ministro referiu que neste momento existe “um melhor conhecimento da situação e que temos AML2uma realidade que é essencialmente estável” tendo negado que exista “um descontrolo da situação ou um aumento da pandemia” nesta região, tendo ainda referido que o aumento de novos casos na região, se deve à testagem massiva das ultimas semanas.

A situação não é igual nos 18 concelhos, os 5 concelhos mais afetados são Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra e dentro destes concelhos algumas freguesias em particular. Nestes 5 concelhos foi realizado um rastreio massivo, entre 30 de maio e 06 de junho, no qual foram efetuadas 14 117 colheitas de amostras de material biológico, 731 das quais tiveram resultado positivo (5,1%).

 

No relatório de situação, hoje publicado pela Direção-geral de saúde, o número de casos (*) nestes 18 concelhos era o seguinte:

AML0

A evolução dos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, nos últimos 7 dias, foi a seguinte:

AML3 AML5

AML4

A AML é constituída pelos concelhos da Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira

(*) A informação apresentada refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais. Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho

Leia também