Covid-19 | Estão identificados 13 surtos na região de Lisboa e Vale do Tejo

MS

O relatório de hoje da situação epidemiológica em Portugal continua a revelar que a região de Lisboa e Vale do Tejo é a que requer maior atenção, região que nos últimos dias tem representado mais de dois terços do número diário de novos casos.
Ls

Nas últimas 24h foram 270 os novos casos registados nesta região, sendo que os concelhos de Lisboa, Loures, Amadora, Sintra e Odivelas concentram cerca de 90% dos novos casos.

Em termos de incidência por 100 mil habitantes – relativamente ao último dia para o qual existem dados – o concelho de Lisboa é o que regista uma menor incidência com 37,85% e o concelho com o número de incidências mais elevado e o da Amadora com 99,6%, os restantes concelhos (Loures, Sintra e Odivelas) situam-se na casa dos 60%.

Neste momento estão identificados 13 surtos, surtos que concentram o maior número de casos e estão associados a freguesias e uniões de freguesia destes 5 concelhos.
Arroios, Queluz-Belas, Águas Livres, Agualva-Mira Sintra, freguesia de Santo António em Lisboa,  Encosta do Sol na Amadora,  da Mina  na Amadora, Rio de Mouro em Sintra, Cacém e São Marcos são algumas dessas freguesias e uniões de freguesia.

A Ministra da Saúde referiu que em Sintra existem 5 Lares de idosos nos quais ainda existe um elevado número de casos ativos, que têm gerado novos casos, não tendo sido ainda possível “estancar, suprimir totalmente a epidemia” nestas instituições.

ls1O relatório de hoje revelou mais 5 doentes internados em cuidados intensivos, todos eles na região de Lisboa, 2 no Hospital Beatriz Ângelo (Loures), 1 no Hospital de Cascais, 1 no Hospital Fernando da Fonseca (Sintra) e 1 no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Os rastreios realizados entre os dias 30 de maio e 6 de junho e nos quais foram realizadas 14 057 colheitas de amostras biológicas revelaram que 664 são positivas, isto é 5,3%, sendo que a maioria dos casos positivos estão associados a trabalhadores ligados a empresas de construção civil.

Leia também