Covid-19 | 5 detenções na Região de Lisboa e Vale do Tejo por incumprimento do confinamento obrigatório

Covid

Nos últimos dias, a Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT) tem concentrado as atenções, uma vez que 70% dos novos casos diários registados nos últimos 15 dias são provenientes desta Região, sendo que 80% destes casos se concentram em 5 concelhos Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

No relatório de hoje foram 255 os novos casos na RLVT, 101 dos quais resultaram do rastreio que desde dia 30 de maio foi intensificado nestes 5 concelhos, um rasteiro prioritário, no qual foram realizados cerca de 14 mil testes, sendo já conhecidos os resultados de 8 907 amostras, das quais 396 são positivas, representando 4,4% dos casos.

Os testes realizados mostraram cadeias de transmissão associadas a áreas de atividade económica de grande rotatividade de trabalhadores e às redes de contatos sociais e familiares dos mesmos.

Os dados de novos casos registados nestes 5 concelhos nos últimos 15 dias são os seguintes:

  • 273 casos em Sintra
  • 187 casos em Lisboa
  • 171 casos na Amadora
  • 135 casos em Loures
  • 88 casos em Odivelas

O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, revelou hoje que a Polícia de Segurança Pública (PSP) da área metropolitana de Lisboa tem efetuado uma fiscalização intensa ao confinamento obrigatório e até à data já realizou cerca de 8 mil ações de verificação e confirmação do cumprimento das medidas do confinamento obrigatório, tendo detetado 5 situações de desobediência, que resultaram na detenção dos repetivos cidadãos. A PSP fez ainda cerca de 840 ações de sensibilização e fiscalização de instalações e de estabelecimentos comerciais, tendo encerrado 12 estabelecimentos.
Nos próximos dias, a PSP vai reforçar a sua intervenção na região de Lisboa e Vale do Tejo, quer através da sensibilização, quer através da verificação do cumprimento das medidas de restrição impostas, quer ao nível das obrigações dos estabelecimentos comerciais, da sua lotação e da promoção do distanciamento e “se necessário serão encerrados os estabelecimentos que não cumpram ou não promovam o cumprimento destas medidas”.

Leia também