24 praias de Mafra, Torres Vedras e Sintra distinguidas com o Galardão “Qualidade de Ouro”

Jornal de Mafra 2018.10.04 15h58m28s 019

A Quercus divulgou a lista das praias qualificadas como Qualidade de Ouro em 2020.

Esta avaliação da Quercus baseia-se na qualidade da água das praias e utiliza a “informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente”.

São 381 praias nacionais, mais 6 do que em 2019, que vão receber este ano o galardão, sendo 321 praias costeiras, 54 praias interiores e 6 de transição.

Este ano, a região com mais atribuições voltou a ser a Região Tejo e Oeste que contabilizou 102 praias, seguindo-se a Região do Algarve com 76 e a Região Norte com 66.

Nos concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras são 24 as praias que irão receber o Galardão Qualidade de Ouro 2020, sendo 8 em Mafra, 4 em Sintra e 12 em Torres Vedras. O concelho de Torres Vedras, com 12 praias, é o 5º do país em termos dos concelhos com maior número de praias distinguidas com a Qualidade de Ouro.

As praias galardoadas nestes 3 concelhos são:

Mafra
Algodio
Baleia
Coxos
Foz do Lizandro-Mar
Porto da Calada
Ribeira de Ilhas
Ribeira ou dos Pescadores
S. Lourenço

Sintra
Adraga
Grande
Magoito
S. Julião

Torres Vedras
Amanhã (Santa Cruz)
Azul
Centro (Santa Cruz)
Física (Santa Cruz)
Formosa
Mirante (Santa Cruz)
Navio
Pisão (Santa Cruz)
Porto Novo
Santa Helena
Santa Rita -Norte
Santa Rita -Sul

“No presente contexto, a Quercus pretende desde já salientar que considera imprescindível, nesta época balnear, o cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção Geral de Saúde. A Quercus apela assim aos portugueses que façam um atempado planeamento das suas deslocações às praias, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares, consultando para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente.” Quercus

 

A água balnear tem de respeitar os critérios abaixo indicados para obter a classificação de praia com qualidade de ouro:

• Qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019;
• Todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;
• Na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Leia também

One Thought to “24 praias de Mafra, Torres Vedras e Sintra distinguidas com o Galardão “Qualidade de Ouro””

  1. Simoneramosaraujo43@gmail.com

    ERICEIRA ESTÁ UM LIXO PARA MAFRA. NENHUMA. INFORMAÇÃO COMPLETA SOBRE AS PRAIAS PRINCIPAIS. PRAIA DO SUL PRAIA DE S. SEBASTIÃO,. JÁ NÃO VALE A PENA LARGAR A CASA DE LISBOA PARA MORAR EM MAFRA OU ERICEIRA. VOU PARTILHAR ESTE COMENTÁRIO. SE NÃO ME RESPONDEREM A ESTÁ SITUAÇÃO. OBRIGADA.

Comments are closed.