Mafra | Comandante da Escola das Armas agraciado com a Medalha de Mérito Municipal

Jornal de Mafra 2018.07.06 12h40m49s 023

O Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues, que comanda a Escola das Armas (Mafra) desde 6 de julho de 2018, foi hoje agraciado pela Câmara Municipal de Mafra com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, em cerimónia reservada, que teve lugar no Edifício Municipal de Serviços.

As razões invocadas pelo município para a atribuição desta medalha fundam-se na colaboração que aquele militar terá manifestado para com o Município de Mafra, nomeadamente, na cedência de instalações e de apoio logístico a atividades camarárias. No entanto, esta medalha assumirá agora um significado mais simbólico, no quadro da candidatura do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) a Património Mundial, embora nenhuma destas instituições se encontre sob a jurisdição militar. A imposição desta medalha espelha ainda a grande ligação da vila à instituição militar, e ainda o facto de o atual presidente, Hélder Silva, ter sido militar de carreira, tendo abandonado a instituição, dedicando-de depois á política partidária.

A cerimónia teve “sala cheia”, cerca de 30 pessoas, contando com a presença de toda a vereação da câmara de Mafra, do Diretor do Palácio Nacional de Mafra e do Diretor da Tapada Nacional de Mafra, presentes estiveram também vários militares e várias figuras políticas locais.

Nota da redação: O Jornal de Mafra lamenta não lhe ter sido dado conhecimento prévio da realização desta cerimónia, impedindo-nos de fazer a respetiva reportagem e relegando o direito ao acesso às fontes de informação, para uma posição pouco consentânea com o estado de direito em que vivemos. Assim, a informação relativa a este evento é a oficial, só a oficial, filtrada exclusivamente pelas imagens oficiais e resumida à informação que a câmara decidiu veicular. Os mafrenses ficaram a perder, o exército ficou a perder, o próprio Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues viu o alcance da notícia da sua condecoração, reduzido à expressão própria dos canais da Câmara Municipal de Mafra.

 

Leia também