IPMA prevê subida de temperatura, em especial no litoral oeste, para os próximos dias

temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou, ao inicio da tarde de hoje, a informação acerca das “temperaturas acima da média” que se tem vindo a verificar nos últimos dias e que continuarão nos próximos dias.

Esta situação deve-se “a uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de uma região depressionária, que se estende desde o norte de Marrocos até ao interior da Península Ibérica”.

O comunicado refere que:

A partir de terça-feira, dia 26, com o anticiclone a deslocar-se para ilhas Britânicas e um pouco mais intenso, o continente estará sob influência de uma corrente de leste mais definida.

Prevê-se assim, para dias 26 e 27, uma subida de temperatura, em especial no litoral oeste, onde a brisa se tornará mais fraca e ficará confinada apenas à faixa costeira e por um curto período durante a tarde. A generalidade do território deverá ter valores de temperatura máxima entre 30 e 35ºC, podendo atingir-se 35 a 38ºC no vale do Tejo. Prevê-se igualmente, uma subida da temperatura mínima, que em alguns locais poderá registar valores entre 20 e 22ºC¸ dando origem às denominadas noites tropicais.

Apesar de um modo geral o tempo se manter seco, prevê-se um aumento de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior Norte Centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos, sobretudo nas zonas montanhosas, onde poderão ser localmente intensos.

A partir de dia 29, é provável o enfraquecimento da corrente de leste, e o instalar de uma circulação de noroeste, com a intensificação do vento de noroeste sobretudo no litoral oeste, e consequente diminuição gradual da temperatura, em particular no litoral oeste.

Na costa sul do Algarve, as ondas serão de sueste com 1 a 1,5 metros, sendo possível que venham a atingir os 2 metros na quarta-feira, dia 27, com emissão do respetivo aviso amarelo de agitação marítima.

A partir de dia 27, prevê-se também ocorrência de poeiras na região Sul.

O comunicado é válido até 2020-05-28 às 23:59:00.

Lembre-se que as praias ainda não são vigiadas por nadadores-salvadores e para além disso existirem os riscos para a saúde pública devido à Covid-19. Evite comportamentos de risco e mantenha a distância social.

 

Leia também