Sintra | Hoje as entradas são gratuitas no Palácio Nacional de Sintra e no Palácio Nacional de Queluz

Jornal de Mafra 2019.08.12 16h10m46s 002

Para a assinalar o Dia Internacional dos Museus todos os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra têm acesso livre durante o dia de hoje. O dia conta ainda com momentos de animação nos jardins dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz.

A partir de hoje os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz passam a ter novas ofertas.

O Palácio Nacional de Sintra passa a dispor de uma cafetaria de acesso livre, integrada nos seus jardins que, daqui em diante, poderão ser visitados de forma gratuita, designadamente, o Jardim da Preta, cujos trabalhos de conservação e restauro estão agora concluídos. Para além do Jardim da Preta, situado no primeiro patamar, que constitui um miradouro natural sobre a Serra de Sintra e o centro histórico, também o Jardim da Araucária, a Horta, o Pátio dos Tanquinhos e o Jardim dos Príncipes proporcionam vistas magníficas.

No Palácio Nacional de Queluz, a cafetaria e a respetiva esplanada com vista para o Canal dos Azulejos e para os jardins passarão a estar abertas a todos os que desejem frequentar o espaço e não exclusivamente aos portadores de bilhete para visita ao monumento.

 

Dada a situação de calamidade que o pais vive devido à pandemia os espaços geridos pela Parques de Sintra contam com novas normas de acesso.
Para garantir a proteção e a segurança de todos, vigorarão as seguintes medidas:
– Nos espaços interiores, uso obrigatório de máscara e admissão condicionada, de forma a garantir que a lotação nunca ultrapassa os limites estipulados pelas autoridades sanitárias (dois terços do total da capacidade de carga)
– Nos transportes (transfer do Palácio da Pena e veículos hop-on hop-off), uso obrigatório de máscara, limitação do número de passageiros por viagem, controlo visual dos bilhetes (sem manuseamento do operador) e desinfeção e limpeza dos veículos no final de cada viagem.
– Pagamentos apenas com cartões bancários ou MBWay, não se aceitam pagamentos em numerário.
– Suspensão do aluguer de áudio-guias para visitas individuais e de rádio-guias para visitas de grupo. Serão apenas admitidas visitas com guia externo portador de sistema próprio de rádio-guia.
– Sinalização da necessidade de respeito da distância mínima de segurança.
– Promoção da higienização regular das mãos.
– Uso de máscaras e de outros equipamentos de proteção individual pelos colaboradores da Parques de Sintra.
– Reforço da frequência da higienização e desinfeção sistemática dos espaços, com especial incidência nas áreas de maior fluxo de visitantes (como balcões de atendimento, cafetarias, instalações sanitárias, etc.)

 

Permanecem encerrados:
– Entrada dos Lagos e Portão das Vacas do Parque da Pena (alternativas: Entrada Principal e Entrada do Chalet)
– Cafetaria do Palácio Nacional da Pena (alternativa: serviço de cafetaria no Restaurante e no bar do Terraço)
– Cafetaria da Casa do Guarda do Castelo dos Mouros (alternativa: cafetaria no interior do Castelo)
– Loja da bilheteira do Palácio Nacional de Sintra (alternativa: loja interior do Palácio, acessível pelo Jardins, agora de acesso gratuito).

Leia também