Entradas gratuitas e novas condições de acesso aos Museus, Monumentos e Palácios

Entrada Grátis

Na próxima 2ª feira, 18 de maio, assinala-se mais um Dia Internacional dos Museus,  que este ano coincide com a reabertura dos museus, palácios e monumentos sob tutela da DGPC, após encerramento temporário devido à pandemia Covid-19.

Para assinalar a data, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) determinou a gratuitidade, nesse dia, da entrada em todos os Museus, Palácios e Monumentos sob a sua tutela.

As condições de acolhimento de visitantes nos Museus, Monumentos e Palácios (MMP´s) da DGPC são as seguintes:

a) Todos os visitantes individuais ou em grupo devem cumprir as regras em vigor ou a definir pela DGS. Incluem-se o uso de máscara comunitária, o afastamento social, a higienização, entre outros, e que devem ser cumpridas no exterior e interior dos MMP´s.

b) Nos locais de venda de bilhetes deve ser garantido o afastamento físico, podendo, nalguns casos, ser implementada sinalética no pavimento e outros dispositivos por forma a disciplinar as filas.

c) Poderá vir a ser implementado um sistema de visitas marcadas (marcação através de site ou outro meio disponível), mediante novas orientações do Governo para o progressivo desconfinamento.

d) É incentivada a adoção de bilhética on-line e a venda de bilhetes através de máquinas de bilhética nos locais que dispõem destes equipamentos, evitando a concentração de visitantes nas filas dos MMP´s.

e) As formas de pagamento em dinheiro não são praticáveis, devendo o pagamento ser efetuado através dos terminais de multibanco, usando de preferência cartões crédito/débito, sempre que possível através dos cartões tipo contactless.

f) Garantir as condições de segurança na visita, nomeadamente a existência de dispositivos para higienização das mãos mediante a instalação, na entrada, de dispensadores de álcool/gel desinfetante e toalhetes de papel.

g) Coloque uma placa na porta principal indicando quando uma das instalações sanitárias está em uso para garantir que entre apenas uma pessoa de cada vez e sempre que possível deverá haver vigilância de forma a garantir que na respetiva utilização se mantêm o respetivo afastamento.

h) Coloque sinalização incentivando os visitantes a manter as mãos limpas e longe de seus rostos.

i) Sempre que as instalações sanitárias o permitirem devem ter sabão azul e branco e água quente para além de dispensadores de álcool gel e de toalhetes de papel.

j) Os equipamentos para fins de “toque e tente” estarão desligados.

k) Os guias de áudio de utilização individual, quando disponibilizados, serão higienizados após cada utilização.

l) Garantir que cada visitante dispõe de uma área mínima de 20 m2 e distância mínima de 2 metros lineares para qualquer outra pessoa que não seja sua convivente.

m) A admissão de visitantes é realizada de forma livre ou por conjunto de pessoas (dependendo das dimensões médias das salas do equipamento) cumprindo o disposto no ponto anterior.

n) Reservado o direito de admissão a quem não cumprir com as normas de segurança.

 

No caso do Palácio Nacional de Mafra as novas normas para a visita são:

• Uso obrigatório de máscara
• Grupos de 6 pessoas (máximo)
• Manutenção da distância de segurança entre visitantes (2m)
• Respeitar as indicações e a sinalética
• Entrada e saída por acessos diferentes

Leia também