Futebol | Cancelamento da II Liga adia sonho do CD Mafra de subir à I Liga

CDM

O Primeiro ministro, António Costa, apresentou ontem à tarde o plano de desconfinamento da pandemia de Covid-19 em Portugal.

Entre as medidas relacionadas com o desporto conta-se o regresso, já na próxima 2ª feira, 4 de maio, dos desportos individuais ao ar livre (sem a utilização de balneários ou piscinas) e fora de um propósito de competição.

Ontem, António Costa revelou que as competições oficiais da 1ª liga de futebol e a Taça de Portugal regressam no final de maio (30/31 de maio) e que a II liga não será retomada, tendo o primeiro ministro referido que teve a oportunidade de ouvir a Liga e a FPF, tendo ficado definido que só para a I Liga havia condições, e muito limitadas, de poder permitir a reabertura da atividade desportiva, e em condições muito limitadas.

Por seu lado, José Cristo, Presidente do CD Mafra referiu ontem, em declarações ao jornal O Jogo,  que “isto foi um choque para a nossa região. Tínhamos grandes possibilidades de subir. Tudo o que eu diga neste momento pode prejudicar-me, pois estou com a cabeça demasiado quente. Falo amanhã com a cabeça mais fria. É vergonhoso o que se está a passar no futebol português. O Mafra tinha uma oportunidade única de subir e além disso ainda temos mais dois meses de salários para pagar. Se acabassem com todos os escalões compreendia, mas assim não. É uma decisão demasiado cruel e que mexe com muitos profissionais. Dizem que os clubes da II Liga não têm condições? Mas nós temos todas as condições, temos médicos… temos tudo. Vamos falar com o nosso advogado, vamos fazer qualquer coisa e depois reagiremos”.

O CD Mafra é um dos clubes mais prejudicados com esta decisão, uma vez que se encontra na 4ª posição, a apenas 9 pontos de um dos lugares que permitem a  subida ao patamar da 1ª liga do futebol português.

Na passada 4ª feira, as Federações de Andebol, Basquetebol, Patinagem e Voleibol informaram ter decidido em conjunto cancelar as competições de Andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol da época 2019/2020.

Leia também