Este ano as comemorações do 25 de abril na Residência Oficial do Primeiro Ministro são online

A residência oficial do primeiro ministro “abre” esta tarde aos cidadãos, através da Internet.

Tradicionalmente no dia no dia 25 de abril, o primeiro ministro abre ao público as portas do Palacete de São Bento para a “celebração do 25 de abril, a grande festa da democracia”.

Este ano a tradição mantém-se mas de forma adaptada as circunstancias causadas pela pandemia da covid-19 pelo que será possível entrar em São Bento, sem sair da sua casa.

António Costa lançou o desafio aos diretores artísticos dos Teatros Nacionais de São Carlos, São João e D. Maria II, e à diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, convidando-os a pensarem numa proposta de celebração inovadora para plataformas online, que os portugueses pudessem assistir em casa.

O programa das celebrações do 46º aniversário do 25 de abril é o seguinte:

15h30 – Mensagem do Primeiro Ministro

15h35 – Visita guiada à mostra: “Design em São Bento”

16h00 – Visita à mostra “Arte em São Bento”

16h30 – “Agora que não podemos estar juntos”
A obra “Agora Que Não Podemos Estar Juntos” evoca a memória e os testemunhos reais de resistentes e combatentes, mulheres e homens, que deram tudo de si na luta pela liberdade, contra a ditadura. Esta obra, em grande parte gravada nos jardins da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, foi criada especificamente para as comemorações do 25 de abril em 2020.

 

O programa poderá ser acompanhado nas diversas plataformas online do Governo (FacebookPortal do GovernoTwitter, LiberdApp).

   

Leia também