Poder de compra de Portugal está concentrado em 5 concelhos

notas de banco

Em Portugal, 21.47% do poder de compra concentra-se em 5 concelhos. Esta é a conclusão a que se chega depois de consultar um estudo elaborado pela Marktest Consulting, Portugal.

Somente nos concelhos de Lisboa e Porto, encontramos 12.79% do total do poder de compra, o que demonstra claramente as assimetrias regionais que continuam a caracterizar Portugal“, revela este estudo, acrescentando que “em apenas 7 concelhos, que ocupam uma área inferior a 1% do território do Continente, estão concentrados um quarto (25.7%) do total do poder de compra de Portugal Continental“.

Por outro lado verifica-se que metade do poder de compra do Continente se concentra em apenas 26 concelhos, que “representam apenas 6% da área total do Continente mas concentram 47% da sua população residente, 28% do parque habitacional, 45% das dependências bancárias, 52% da atividade do Multibanco, 46% dos estabelecimentos comerciais, 58% dos registos de automóveis, 46% do consumo de eletricidade ou 71% dos médicos inscritos na Ordem“como se pode observar no mapa seguinte:

mapa

 

 

Leia também