Concurso público para a elaboração do projeto do Museu da Música novamente prorrogado

Jornal de Mafra 2018.11.15 21h59m25s 005

O concurso público para a elaboração do projeto do Museu da Música, que irá ser instalado no Palácio Nacional de Mafra, foi publicado em novembro de 2019 tendo sido alvo de uma primeira prorrogação de prazo em fevereiro deste ano – alegadamente, por necessidade de efetuar ajustes técnicos de adequação do projeto ao local – cujo prazo de apresentação de propostas terminava hoje dia 13 de abril.

Exatamente hoje, dia em que terminava o prazo, foi publicado em Diário da República o aviso de uma nova prorrogação do prazo para apresentação de propostas, desta vez, por cerca de 2 meses. Este novo adiamento terá sido provocado pela atual situação de estado de emergência devido à pandemia da covid-19, que obrigou ao encerramento de muitos gabinetes de arquitetura.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, avançou em fevereiro, que o concurso para as obras de execução do projeto estava previsto ser lançado durante o primeiro semestre deste ano, mas este novo adiamento irá atrasar não só o lançamento do concurso para a realização das obras, como também o início das mesmas.

Em fevereiro de 2019, aquando da assinatura do protocolo entre o Município de Mafra e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para a instalação do Museu da Musica no Palácio Nacional de Mafra, a previsão era que as obras arrancassem em 2020, de modo a que até ao final deste ano, inícios de 2021, o Museu pudesse abrir as suas portas em Mafra.

O investimento da transferência do Museu da Música para o Palácio Nacional de Mafra atinge os 3 milhões de euros, o Ministério da Cultura, através da DGPC investirá 2 milhões de euros e a Câmara de Mafra completará o custo estimado, com uma verba de 1 milhão de euros.

 

Leia também