Torres Vedras | Descoberto um novo fóssil na Jazida fossilífera de Catefica

fossil

Foi descoberto um novo fóssil com cerca de 110 milhões de anos, um pequeno cone ovulífero alongado, na Jazida fossilífera do Cretácico Inferior, de Catefica, em Torres Vedras.

De acordo com um artigo publicado este mês, esta descoberta representa o “primeiro relato de cone ovulífero podocarpaco do Baixo Cretáceo de Portugal e da Europa, acrescentando informações importantes ao nosso conhecimento da diversidade e distribuição geográfica das coníferas atribuídas a Podocarpaceae”.

Mas afinal o que é um cone ovulífero?

O cone ovulífero é uma estrutura reprodutora produzida por algumas coníferas (árvores ou arbustos) constituída por escamas ovulíferas, produtoras de óvulos, inseridas em torno de um eixo.

Já a Podocarpaceae é uma família de plantas coníferas que se encontram predominantemente no hemisfério sul – Austrália, Ásia e nas Américas Central e do Sul.

A descoberta foi feita pelos investigadores Mário Miguel Mendes e Jirí Kvacek que referem que o novo cone fóssil Friisia lusitânica, atribuído às Podocarpaceae, mostra “complexos ovulíferos decussados ​​com uma semente invertida axilar coberta por uma estrutura aqui interpretada como epimatium. Brácteas de complexos ovulíferos são geralmente epistomáticas. A cutícula adaxial do bráctea mostra estômatos cercados por espessamentos interpretados como anéis de Florin. No seu denso arranjo decussado de complexos ovulíferos, é bastante semelhante ao Microcachrys tetragona(Podocarpaceae), conífera arbustiva das florestas úmidas da Tasmânia que, no entanto, possui complexos ovulíferos dispostos em espirais”.

Na escala de tempo geológico, o Cretácico é o período da era Mesozoica, que sucede o período Jurássico,  compreendido entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás, aproximadamente.

 

 

[Imagens: science direct]

 

Leia também