Os restos mortais de D. João V serão transladados para o Palácio Nacional de Mafra

PNMAFRA scaled

Depois do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Jardim do Cerco e Tapada) ter sito classificado, a 7 de julho de 2019, como Património Mundial da UNESCO, os restos mortais de D. João V vai ser, dentro em breve transladados para o Palácio Nacional de Mafra.

VT
[Imagem: CMM]
O túmulo, que contém os restos mortais do monarca, encontra-se atualmente no Panteão da Dinastia de Bragança, situado no interior do Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa, por ocasião do aniversário da morte do rei D. João V – 31 de julho – foi visitado por uma comitiva de Mafra composta por representantes do Palácio Nacional de Mafra, da Câmara de Mafra e da Igreja Católica.

Esta visita marcou o início das conversações com a DGPC para que se tornasse possível a transladação os restos mortais do rei, para Mafra.

 

pbp

O projeto, que ainda está em estudo, passa por instalar um túmulo, com a merecida dignidade e a estátua, que se encontra atualmente no Largo Conde de Ferreira (frente ao Palácio de Mafra), na zona do Pátio da Basílica (situado no exterior, em torno da Basílica, que a imagem documenta), e cujo o acesso será feito pelos portões de ferro que ladeiam a escadaria da Basílica, acesso que se prevê gratuito e independente dos acessos ao palácio e à basílica.

 

 

Aquele espaço será entretanto requalificado, sendo transformado em jardim e irá dispor de um quiosque com uma pequena esplanada concessionada, não se sabe ainda se pela câmara ou se pelo Palácio.

O JM sabe que tudo estava preparado para revelar esta iniciativa no próximo dia do Município, 21 de maio, e que o concurso público para a realização da obra seria lançado já em junho, mas tendo em consideração o atual estado do país, resultante da situação de pandemia, o anúncio deverá ser adiado para o final do ano.

djv

Nota da redação

Como a maior parte dos nossos leitores descortinaram, este foi o nosso já tradicional artigo de 1 de abril, dia das mentiras. João repousará eternamente na coutada mortuária dos Bragança.

 

Artigo atualizado a 2 de abril às 19:02

Leia também

2 Thoughts to “Os restos mortais de D. João V serão transladados para o Palácio Nacional de Mafra”

  1. Mário Pereira

    Estimada Rute,
    Muito boa tarde e Votos de uma boa travessia por estes tempos dificeis…… como calcula, agradeço, neste 1 de Abril, esta belissima notícia para a qual fui alertado por um telefonema…..

    Esperando por melhores dias,
    Obrigado pelo V. importante trabalho

    Mário Pereira

    1. JM

      Boa tarde Dr. Mário,

      Desejamos-lhe também uma travessia igualmente serena e revigorante por estes tempos de pandemia.

      A nossa notícia de 1 de abril não podia deixar de passar por aquele que é talvez o único verdadeiro de identidade do concelho de Mafra.

      Agradecemos as simpáticas palavras que nos dirige e desejamos tudo de bom, ao Sr. Mário Pereira e ao Sr. Diretor do Palácio Nacional de Mafra.

      Cumprimentos,
      Rute Calado
      Jornal de Mafra

Comments are closed.