Covid-19 | 20 vacinas e 30 medicamentos em estudo para combater o vírus

A Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (IFPMA) revelou que, por todo o mundo, existem cientistas a trabalhar no desenvolvimento de 20 vacinas e de cerca de 30 medicamentos para combater a  covid-19.

Em estudo encontram-se medicamentos antivírais testados anteriormente para Ébola e para VIH, medicamentos utilizados em imunoterapia, antimaláricos e para o tratamento da artrite. Para o tratamento de indivíduos de alto risco estão a efetuar-se estudos com fármacos derivados do plasma sanguíneo.

Dos cerca de 30 medicamentos identificados, 14 encontram-se na fase inicial da investigação, 7 na fase de desenvolvimento (4 na fase I e 3 na fase II) e um já iniciou a fase III dos ensaios (a última antes da aprovação).

Os investigadores calculam que o desenvolvimento de uma vacina eficaz ocorra “no melhor dos casos” dentro de 12 ou 18 meses. A IFPMA referiu que em geral, apenas uma em cada 10 vacinas em investigação acaba por ser aprovada.

Na Alemanha e na Bélgica está a ser desenvolvida uma vacina profilática baseada na molécula de “ARNm”, sendo expetável que os ensaios clínicos possam começar no início do verão.

   

Leia também