Torres Vedras vai ter um centro de testes à Covid-19 a partir de 3ª feira

PUB

A partir da próxima terça-feira, 31 de março, o concelho de Torres Vedras contará com um centro de testes para detetar a COVID-19.

Em comunicado enviado às redações, a câmara de Torres Vedras refere que “os testes serão realizados todos os dias, de forma gratuita, estando sujeitos a prescrição por parte do médico do Centro de Saúde de Torres Vedras na Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC), com posterior marcação para data e hora específicas“.

Estes testes estão sujeitos a critérios clínicos cujas prioridades clínicas são definidas pela Norma nº4/2020 da Direção Geral de Saúde, bem como a critérios epidemiológicos, por forma a quebrar cadeias de transmissão.

A prioridade estabelecida para o teste à Covid-19 é a seguinte:

1. Doentes com critérios de internamento hospitalar;
2. Recém-nascidos e grávidas;
3. Profissionais de saúde sintomáticos;
4. Contactos sintomáticos de casos confirmados;
5. Doentes com comorbilidades, nomeadamente com DPOC, asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna ativa (cancro), ou estados de imunossupressão;
6. Doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença;
7. Doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades identificadas acima.

Todas as pessoas que desenvolvam um quadro respiratório agudo com tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).
Os profissionais de saúde da Linha SNS 24 indicarão ao doente, consoante os critérios de gravidade, se deve dirigir-se para avaliação médica, a uma das Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC) do Concelho – no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras – ou deve permanecer no seu domicílio.

A Proteção Civil de Torres Vedras apela à população em geral para que se mantenha em casa, cumprindo o isolamento social voluntário

Leia também