Teatros Nacionais com programação online para celebrar o Dia Mundial do Teatro

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Teatro. A data comemorativa foi criada pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961.

A Ministra da cultura, Graça Fonseca, referiu hoje, que este ano “não podemos estar juntos no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no Teatro Nacional São João, no Porto, ou em muito outros teatros pelo país” para celebrar o Teatro. “Mas podemos comemorá-lo. E é isso que faremos.”

Não sendo possível ir ao teatro “celebramos online em casa” e para isso os dois Teatros Nacionais (D. Maria II, em Lisboa, e o São João, no Porto) vão ter ao longo do dia de hoje uma programação online e inclusiva. A ministra da cultura revela ainda, que o programa conta com várias peças de Teatro “com que fomos felizes ao longo dos últimos anos” e com poesia, documentários, visitas guiadas, vídeos e memórias.

O programa é o seguinte:

Teatro Nacional D. Maria II

11h00: “A Origem das Espécies”, uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir da obra de Charles Darwin.

14h00: Em direto no Instagram, Teresa Coutinho convida 37 personalidades para darem vida à obra dos vários poetas que já passaram pelo Clube dos Poetas Vivos.

17h00: TEATRA ao Vivo, o podcast mensal do D. Maria II, com uma emissão especial. Mariana Oliveira conversa em direto com vários artistas portugueses sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular.

21h00: “Sopro”, uma criação de Tiago Rodrigues, que estreou em 2017, no Festival d’Avignon, e venceu o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018.

 


Teatro Nacional de São João (TNSJ)

18h00 – visita guiada virtual. O Teatro São João visto por quem o estudou, reabilitou, dirigiu e viveu realização Luís Porto.
22h00 – “Castro”, tragédia nuclear do teatro português encenada por Nuno Cardoso.

Os espectadores vão poder acompanhar estas atividades através de uma transmissão online, no site do TNSJ, e nas suas páginas no Facebook e no Instagram.

Até dia 28 de março (amanhã) o TNSJ disponibiliza quatro peças da a saga Ubu de Alfred Jarry
Rei Ubu (dia 25) + Ubu Agrilhoado (dia 26) + Ubu Cornudo (dia 27) + Ubu no Outeiro (dia 28). Download gratuito em tnsj.pt

 

“O palco é um lugar mágico, um território fora da jurisdição do tempo e do espaço, onde os sonhos podem ser verdadeiramente vividos. Talvez não exista no universo um lugar mais autêntico e mais real que o teatro. Por isso, neste dia Mundial do Teatro, reinventamo-nos e superamo-nos, mostrando que todo o mundo pode ser um palco e que, mesmo hoje, mesmo nesta hora, podemos sempre ir ao teatro.” Graça Fonseca, Ministra da Cultura

   

Leia também