Quebra na colheita de sangue – colabore e dê sangue – saiba onde

DS scaled

Devido ao surto de Covid-19 no nosso país, que provocou uma diminuição no número de colheitas realizadas (uma quebra de 22%), o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) decidiu avançar para o nível amarelo de alerta (*).

Neste momento a reserva IPST é a seguinte:

S 1
[Imagem: dador.pt]
O IPST refere, no entanto, que “Neste momento, permite responder às necessidades, uma vez que a diminuição nas colheitas de sangue e componentes sanguíneos foi acompanhada de uma redução nos consumos devido ao adiamento de intervenções programadas nos hospitais (…) não é possível antever com exatidão a quebra até ao final de março”.

O alerta amarelo agora declarado “envolve o reforço do envio de SMS [mensagens curtas via telemóvel] de convocatória de dadores ativos, o aumento da atividade da colheita de componentes por aférese, o reforço do planeamento das sessões de colheita com alargamento dos horários e o agendamento prévio com hora marcada, que permite não ter tantos dadores em simultâneo nos locais fixos de colheita, sendo um garante de segurança para profissionais de saúde e dadores”.

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra cancelou algumas das doações agendadas para este mês e para a primeira quinzena de abril, mas manteve as seguintes datas nas quais será possível doar sangue:

18 de março (HOJE)
Ericeira, Escola Bento Franco
Das 15h00 às 19h00

22 de março
Livramento, Salão Paroquial
Das 09h00 às 13h00

 

(*) A reserva estratégica nacional de sangue contam com 4 níveis de alerta: verde, amarelo, laranja e vermelho. O alerta vermelho é ativado quando as reservas do país não forem além de três dias.

Leia também