Ericeira | Santiago Ribeiro jovem piloto da Ericeira no top-5 no campeonato de Portugal de karting

O piloto Santiago Ribeiro, de apenas 13 anos, está a iniciar a terceira época no Karting de competição e a primeira na competitiva categoria X30 Sénior, considerada a classe-rainha da modalidade.

No fim de semana passado Santiago Ribeiro, o piloto mais novo do pelotão, voltou a Leiria para participar na segunda prova na categoria X30 Sénior do campeonato de Portugal de karting.
Nos treinos cronometrados “ficou a escassos 0,003s de garantir uma nova pole-position”, já na 1ª manga “apesar de uma penalização de cinco segundos que o relegou para o 6.º posto” e na 2ª manga alcançou o 7.º lugar.
Santiago terminou a Pré-Final no 12.º lugar e mesmo tendo conseguido a melhor volta da corrida (45,435s), “um toque de um adversário e uma penalização impediram-no de materializar a sua rapidez”.

“Sem nunca baixar os braços, Santiago Ribeiro fez uma fantástica recuperação de oito lugares na Final, onde executou algumas ultrapassagens milimétricas que o levaram a concluir a corrida no 4.º lugar. Contudo, outra penalização de cinco segundos por danos no spoiler dianteiro do seu kart fez com que caísse para a 5.ª posição”.

No final da prova o jovem piloto da Ericeira referiu que “esta foi apenas a minha segunda prova na X30 Sénior, num pelotão com mais de 20 pilotos, mas sinto que tenho sido bastante rápido. Ficámos próximos da pole nos treinos cronometrados e depois faltou aquela ‘estrelinha’ da sorte em alguns momentos nas mangas e na Pré-Final, onde conseguimos, inclusive, a melhor volta. Penso que depois fizemos uma Final de grande nível, com várias ultrapassagens que até nos poderiam ter dado o pódio. Foi pena a questão das penalizações por danos no spoiler do kart. É uma situação que vou ter de aprender a controlar, mas isso também virá com a experiência.”

 

 

[Imagens: mediap8]

Artigos Relacionados