Torres Vedras aderiu ao pacto português para os plásticos

PP scaled

O Pacto Português para os Plásticos foi lançado em Lisboa na semana passada e contou com a presença de mais de 150 participantes.
Este pacto “trata-se de uma plataforma colaborativa e de inovação, unida por uma visão comum de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos”.  Este compromisso visa alcançar um conjunto de metas até 2025 e solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico, em direção a uma economia circular dos plásticos.
Este compromisso junta Governo, 50 empresas e organizações da cadeia de valor dos plásticos e 43 membros institucionais, entre os quais a Câmara Municipal de Torres Vedras.

O projeto é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério do Mar, e é parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Todas as entidades envolvidas subscrevem e comprometem-se a desenvolver ações com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025, sendo eles:

• Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;
• Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
• Garantir que 70% ou mais das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
• Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
• Promover atividades de sensibilização e educação dirigidas aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

Também esta semana o Portugal assinou o Pacto Europeu para os Plásticos, estando o nosso pais entre os 16 países da União Europeia que querem reduzir em 20% a quantidade de resíduos plásticos e aumentar a reciclagem.

Leia também