OesteCIM promove mobilidade internacional de profissionais da educação

OC scaled

A Comunidade Intermunicipal do Oeste assinou um protocolo de parceria com treze Agrupamentos de Escolas da Região. Este protocolo surge no âmbito da candidatura da OesteCIM ao Programa Erasmus + | Ação 1 – Mobilidade para formandos e pessoal EFP (Ensino e Formação profissional).

Em linha com o quadro estratégico da União Europeia para a educação e formação, particularmente na área da mobilidade, o Projeto Oeste Educa+ irá permitir a mobilidade de 70 profissionais ligados à educação (direções e lideranças intermédias), durante uma semana, em 4 países: Espanha (Barcelona), Reino Unido (Worthing), Finlândia (Helsínquia) e Alemanha (Berlim).

O objetivo desta mobilidade internacional é promover o sucesso escolar da Região através da aprendizagem de novas competências científicas e pedagógicas e do contato com práticas e instrumentos inovadores e realidades complexas distintas, do ponto de vista social cultural e linguístico.

Através desta experiência de mobilidade, pessoal docente e não docente, incluindo diretores escolares e coordenadores, assim como pessoal educativo que participa no desenvolvimento estratégico das escolas, terá oportunidade de potenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional através de “job shadowing” – período de observação numa escola ou noutra organização relevante ativa na área da educação – e participação em cursos estruturados ou eventos de formação.

O Protocolo de Parceria assinado contemplou a criação do Consórcio Oeste Educa+, que visa estabelecer uma rede de escolas para a mobilidade internacional, com o objetivo de entreajuda das instituições parceiras, garantindo a preparação cultural e o bom enquadramento nos países de acolhimento.

O primeiro destino será Barcelona, cidade que irá acolher os docentes de 19 a 25 de abril de 2020. Face à situação atual, no que toca ao Coronavirus – COVID-19, a OesteCIM manifestou a sua preocupação, garantindo que irá questionar as entidades no sentido de perceber da segurança desta mobilidade.

Datas e temas de mobilidade previstos
Barcelona – Flexibilidade e autonomia curricular, 19 a 25 de abril de 2020
Worthing – Abordagem das questões da cidadania, junho de 2020
Helsínquia – Modelos de gestão escolar e autonomia, setembro / outubro de 2020
Berlim – Ensino dual (Ensino Profissional), novembro / dezembro de 2020

 

Escolas do Consórcio: Externato Cooperativo da Benedita – Instituto N. Sra. Da Encarnação Cooperativa de Ensino e Cultura CRL (Alcobaça) Agrupamento de Escolas da Abrigada (Alenquer) Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Alenquer) Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral) Agrupamento de Escolas Raul Proença (Caldas da Rainha) Colégio Rainha Dona Leonor (Caldas da Rainha) Escola Técnica e Empresarial do Oeste – APEPO – Associação para o Ensino Profissional do Oeste (Caldas da Rainha) Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente (Lourinhã) Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia (Peniche) Agrupamento de Escolas de Peniche (Peniche) Escola Secundária de Peniche (Peniche) Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço) Agrupamento de Escolas Madeira Torres (Torres Vedras).

Leia também