IPMA | Depressão NORBERTO traz vento e frio até sábado

frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado acerca dos efeitos da Depressão NORBERTO em Portugal Continental, depressão “em cavamento sobre o Golfo da Biscaia e em deslocamento para leste”.

O comunicado do IPMA é o seguinte:

Assim, prevê-se que a depressão NORBERTO, às 10UTC* de hoje dia 05 de março, se encontre centrada em 49,00 N e 3,50 W, com uma pressão atmosférica ao nível médio do mar prevista no seu centro de 986 hPa.

A depressão agora nomeada tem uma frente fria associada, que passou nas regiões Norte e Centro de Portugal continental nas primeiras horas do dia e que se encontra nesta altura a atravessar a região Sul do território. Esta superfície frontal fria de atividade moderada originou períodos de chuva por vezes forte até ao início da manhã, em particular na região do Minho e Douro Litoral, e que irão chegar à região Sul ainda durante a manhã, passando depois a um regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes e que serão essencialmente nas regiões Norte e Centro. O vento irá soprar forte (até 40 km/h) durante o dia de hoje, com rajadas até 65 km/h no litoral oeste e até 90 km/h nas terras altas. Espera-se ainda descida generalizada das temperaturas e queda de neve acima dos 1200/1400 metros de altitude.

Haverá ainda agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros a norte do Cabo Raso.

Este comunicado é válido entre 2020-03-05 07:46:00 e 2020-03-07 07:46:00.

 

*Nesta altura do ano as horas UTC correspondem às horas locais de Portugal Continental e da Madeira e a mais uma hora do que a hora local dos Açores.

Leia também