IPMA | Previsão especial para o Carnaval em Portugal Continental

Previsão Carnaval

O Ipma emitiu ontem, ao final do dia, um comunicado com a previsão do estado do tempo para o período do Carnaval.

A partir da próxima sexta-feira, dia 21, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por um anticiclone localizado no Golfo da Biscaia.

Assim, prevêem-se dias de céu geralmente limpo, com vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando em regime de brisa durante a tarde no litoral. Os dias serão quentes e as noites frias, devendo a temperatura máxima registar valores entre 20 e 23°C, sendo mais baixa no interior com valores entre 15 e 20°C, enquanto a temperatura mínima deverá apresentar valores entre 7 e 12°C, sendo mais baixa no interior Norte e Centro com valores entre 2 e 6°C.

Este cenário deverá manter-se até segunda-feira, dia 24, havendo neste momento alguma incerteza em relação à previsão para a terça-feira de Carnaval, dia 25, com um possível enfraquecimento do anticiclone e aproximação de uma superfície frontal fria ao continente. A probabilidade de ocorrência de precipitação para o dia 25 nas regiões Norte e Centro varia entre os 10 e os 30%, sendo a probabilidade inferior a estes valores na região Sul.

Até domingo, dia 23, a costa sul deverá registar ondas de sueste com 1 a 2 metros e a costa ocidental deverá registar ondas de noroeste com 2 a 3 metros.

 

O comunicado é válido entre 2020-02-18 19:54:00 e 2020-02-26 00:00:00

Leia também