Torres Vedras | Programa do Santa Cruz. 365 2020 foi hoje apresentado

SC365 2020.02.18 20h07m02s 002 scaled

Na Pousada da Juventude de Santa Cruz foi esta tarde apresentado o programa da edição deste ano do Santa Cruz. 365.
Este é um programa que surgiu em 2016, com vista a combater a sazonalidade do turismo e promover Santa Cruz, não só como destino de férias, mas como um destino para viver e visitar ao longo de todo o ano.

O Santa Cruz.365 tem este ano uma imagem mais jovem e mais arejada, contando com mais de 50 iniciativas, algumas delas decorrendo ao longo de vários dias perfazendo mais de  200 dias de atividades, que irão decorrer ao longo dos 20 km de costa, entre Assenta e Porto Novo.

SC365 2020.02.18 20h15m06s 005 AA apresentação esteve a cargo do Presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes e de Bruno Vitorino da Área de Produção de Eventos da câmara municipal, tendo contado com a presença do presidente do Conselho de Administração da Promotorres e dos presidentes de junta da Silveira, S. Pedro da Cadeira e União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.

Do programa desta que será a sua 5ª edição, fazem parte circuitos nacionais e internacionais relacionados com desportos de mar (surf e longboard), o Carnaval de Verão, o cortejo etnográfico de 15 de agosto, o Festival Marés Curtas, a feira medieval da Foz, o Ocean Spirit, o Static (Festival de Estátuas Vivas), o festival aéreo, o presépio vivo da Assenta e claro está, a passagem do ano já clássica de Santa Cruz.

Entre as novidades para 2020, encontra-se a criação de um maior número de quinzenas gastronómicas, de modo a abranger mais produtos locais, juntando-se à já existente quinzena do carapau em junho, a quinzena do mexilhão em abril e em outubro a quinzena da raia, programa este, denominado Oeste fish and wines onde se promovem os produtos endógenos do mar e os vinhos de excelência de Torres Vedras.

stacruz3652020 scaledAs datas mais importantes são as seguintes:
Pro Santa Cruz – 6 a 11 de abril
Santa Cruz Spring Break – 10 a 12 de abril
Feira de Verão – terceiro sábado de cada mês, de abril a outubro (exceto julho e agosto)
Circuito Surf do Centro – 18 e 19 de abril
Befashion – 13 de junho
Marginal Ativa – 14 de junho
Carnaval de Verão – 20 de junho
Silent Party – 27 de junho
Troféu Joaquim Agostinho – 9 a 12 de julho
Santa Cruz Ocean Spirit – 10 a 19 de julho
Ultra Trail Santa Cruz – 1 de agosto
Cortejo Etnográfico – 15 de agosto
STATIC – Festival de Estátuas Vivas – 17 a 22 de agosto
Festival da Sapateira – 4 de setembro a 5 de outubro
Corrida Sealand – 6 de setembro
Festival Aéreo comemorativo do 74º aniversário do Aeroclube de Torres Vedras – 6 de setembro
Marginal Ativa – 20 de setembro
Passagem de Ano – 31 de dezembro

 

Na conferência de imprensa que se seguiu a esta apresentação, o Jornal de Mafra quis saber se a Câmara de Torres Vedras conhecia qual era a relação custo/benefício deste programa para o concelho. O Presidente de Câmara de Torres Vedras referiu que não dispunha ainda dessa informação, mas adiantou que, em relação ao Carnaval de Torres Vedras, a um investimento municipal de 800 mil euros corresponde um retorno de 10 milhões de euros.

Leia também