Sintra | Basílio Horta participou na reunião do Comité das Regiões da União Europeia

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Sintra dá conta da participação do seu presidente, Basílio Horta, na reunião do Comité das Regiões da União Europeia (um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da UE), que iniciou este mês o seu mandato para 2020-2025.

Nesse forum, Basílio Horta defendeu que “o futuro da Europa hoje deve ser inspirado nos conceitos de mais democracia e mais solidariedade”. Esta posição deverá, assim, condicionar a posições daquele líder local, quando chegar o tempo de discutir o novo quadro financeiro plurianual, sobretudo no que diz respeito às políticas de coesão, as estratégias e financiamentos relacionados com a resposta às alterações climáticas.

Na sua reunião de 11 de fevereiro, o comité debruçou-se sobre as políticas de resposta à imigração, tema em que, ainda segundo a referida nota de imprensa, “Sintra continua a liderar pelo exemplo“. As relações económicas da Europa com os países da África Ocidental foram também tema de debate, tendo Basílio Horta realçado a necessidade de “garantir a colaboração do Centro de Desenvolvimento da OCDE, bem como, a disponibilização dos instrumentos financeiros adequados aos investimentos previstos [uma vez garantida]  a estabilidade política dos países envolvidos é condição necessária para realizar qualquer investimento“.

Artigos Relacionados