Roteiro de Viagem | Cabo Verde

Roteiro de Viagem: Cabo Verde

 

Cabo Verde foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e, sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.
Cabo Verde é um arquipélago constituído por 10 ilhas, nove das quais habitadas: Ilhas do Barlavento (Boavista, Sal, S. Nicolau, S. Vicente, Santo Antão e Sta. Luzia – não habitada) e Ilhas do Sotavento (Brava, Fogo, Santiago e Maio).
De origem vulcânica, as ilhas dividem-se em
– montanhosas caracterizam-­se por vales profundos que correm entre elevações rochosas
– planas diferenciam-­se pelas extensas praias de areia fina.
Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2 829 m.
Existem inúmeras reservas e parques naturais, alguns localizados em zonas de difícil acesso.

Localização: Cabo Verde fica situado no Oceano Atlântico, a cerca de 450 km da costa ocidental africana, ao largo do Senegal, Gâmbia e Mauritânia.

Capital: Cidade da Praia

Língua: A língua oficial é o português; o crioulo é a língua materna.

Habitantes:560 899 habitantes (estimativa para 2017)

Área Total: 4. 033 km2

Número de ilhas: 10 ilhas e oito ilhéus.

Religião: os católicos representando 85% da população religiosa.

Fuso horário: GMT -2 horas de abril a outubro; -1 hora de novembro a março

Moeda: Escudo cabo-verdiano (1 € =110.265 CVE) – O Euro é correntemente aceite.
São aceites cartões de crédito e cartões Visa Electron para levantamentos em ATM e em bancos, bem como, em geral, nos principais estabelecimentos hoteleiros, restaurantes e supermercados.

Corrente elétrica: 220 V (Tomadas europeias (2 pinos))

Clima: A temperatura do ar média anual raramente se eleva acima de 25ºC e nunca desce abaixo dos 20ºC, variando entre 20ºC a 31ºC e a do mar entre 21ºC em Fevereiro e 25ºC em Setembro. O clima é quente e seco durante a maior parte do ano, podendo-se observar duas estações: uma seca e menos quente de Novembro a Julho; outra húmida, mas de temperaturas mais elevadas, de Agosto a Outubro.

Segurança: Cabo Verde é um país relativamente seguro, mas tem vindo a verificar-se um aumento do número de assaltos à mão armada no arquipélago, nos principais centros urbanos e turísticos (Cidade da Praia, Mindelo, ilha do Sal e Boavista).
A par de quantias de dinheiro e outros bens pessoais, os documentos de viagem e de identificação (passaportes e Bilhetes de Identidade) são alvos preferenciais de roubo.
Os turistas devem evitar passear à noite em áreas pouco movimentadas e ostentar objectos de valor.
À partida dos aeroportos os turistas devem recusar em absoluto transportar malas ou embrulhos que pertençam a terceiros.

Saúde: Beber somente água engarrafada e sem gelo. Evitar o consumo de vegetais crus (ex. saladas) e de alimentos confecionados com ovos crus ou mal cozidos. Para além dos medicamentos que normalmente necessitem, os viajantes devem vir munidos, entre outros, de antidiarreicos, creme de proteção solar e de repelentes de insetos, de preferência contendo DEET, cumprindo a sua aplicação de acordo com as recomendações.

Telecomunicações: As telecomunicações são fáceis e com bom funcionamento, tanto na rede fixa como na rede móvel. É possível a utilização de telemóveis de redes portuguesas em sistema de “roaming”.

Números telefónicos de emergência:
– Polícia: 132;
– Bombeiros: 131;
– Emergências médicas: 130.

Para viajar para a Croácia é necessário:
– Passaporte com validade mínima de 6 meses
– É necessário fazer um pré-registo na plataforma online www.ease.gov.cv, de preferência até 5 dias antes da viagem.
– É devida a Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA), actualmente no valor de 3.400$00 CVE (equivalente a 30,83€), que pode ser paga no acto da realização do pré-registo ou, excepcionalmente, à entrada em Cabo Verde.
– Não é necessário nenhuma vacina para viajar para Cabo Verde.

A visitar:
Na Ilha do Sal, existem belas praias, excelentes restaurantes e muita animação. Em Santiago, recomenda-se que descubra a Cidade Velha, que fica na capital, Praia, e ainda o Campo do Tarrafal, a antiga prisão da ilha. O Fogo destaca-se pelo seu vulcão e por ter o ponto mais alto do arquipélago, Mindelo, pelas suas belas mornas, e as
praias da Boavista, com areal a perder no infinito do horizonte.

 

Artigos Relacionados