Roteiro de Viagem: Croácia

Roteiro de Viagem: Croácia

 

A Croácia estende-se em forma de um arco desde as margens do Danúbio a leste até à baía de Kotor no Mar Adriático a sul e pode ser dividida em três regiões geográficas específicas: as planícies e colinas de pouca altitude (no norte e nordeste), as grandes montanhas (na parte central e costeira) e a parte litoral propriamente dita com uma costa muito recortada. Este país faz fronteira com a Eslovénia, a Hungria, a Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro. Chama-se a atenção para o facto que Dubrovnik e a área circundante não terem continuidade geográfica com o restante território croata.

Localização: A Croácia é um país localizado entre a Europa Central, a Europa do Sul e o mar Adriático.

Geografia: Em uma particular silhueta, estende-se das planícies da Eslovénia ao norte entre os rios Sava, Drava e Danúbio através da montanhosa Croácia central, até a península de Ístria e para o sul seguindo a linha do Adriático.

Capital: Zagreb
Outras cidades importantes: Dubrovnik, Karlovac, Osijek, Pula, Rijeka, Slavonski Brod, Sisak, Split, Sibenik, Varazdin, Vukovar, Zadar.

Língua: Croata
Nos principais centros urbanos, e especialmente na população mais jovem, é possível a comunicação em inglês. O italiano (na área costeira e na região da Istria) e o alemão (na parte continental) do país, poderão mostrar-se igualmente úteis.

Habitantes:4.171.000

Número de ilhas: 1.185

Religião: Católica

Diferença horária: A croácia situa-se na zona GMT+1

Moeda: Kuna croata (HRK)
Geralmente são aceites todos os principais cartões de crédito (American Express, Diners, Visa e Eurocard/Mastercard), bem como Eurocheques (depois de trocados nos bancos). Aceder a dinheiro através de balcões ATM é também possível nas principais cidades e nos mais importantes centros turísticos da Croácia.

Economia: A economia da Croácia baseia-se fundamentalmente nos serviços variados e indústria O turismo é uma grande fonte de receitas.

Corrente elétrica: 230 V

Clima: Clima mediterrâneo no litoral, Inverno suave e Verão quente e seco e de um clima continental no interior com Invernos frios e verões bastante quentes. A temperatura do mar na Croácia oscila entre 21° C e 25° C, desde Junho até finais de Setembro.

Cultura: Croácia é um país de cultura totalmente heterogénea, diversificada e sem identidade própria. Os croatas são um povo muito hospitaleiro e simpático.

Segurança: Os índices de criminalidade são baixos, sobretudo comparativamente com outros países europeus.

Saúde: Existem hospitais e/ou centros de saúde em todas as cidades croatas. O horário de funcionamento das farmácias é das 8 às 20 horas (dias de semana) e das 8 às 14 horas (sábados), sem prejuízo do normal funcionamento do serviço noturno de farmácia em sistema de rotação como no nosso país.

Sugere-se que os nacionais portugueses que queiram visitar a Croácia solicitem e obtenham o respetivo Cartão Europeu de Seguro de doença (CESD), aceite neste País. Através deste cartão terá direito a utilizar os mesmos serviços públicos de cuidados de saúde, nas mesmas condições e com os mesmos custos que os cidadãos croatas.

No verão convém ter especial cuidado com as picadas de alguns insetos, pelo que os viajantes deverão vir munidos de repelentes, ainda que não pernoitem em parques de campismo. A água canalizada é potável em todo o país, muito embora se sugira o consumo de água mineral engarrafada, sobretudo no Verão.

Telecomunicações: A rede fixa é automática. O Código do país é 385, seguido do código da cidade (Zagreb é 1). Para ligar da Croácia para Portugal deverá usar-se 00 (internacional), o código de Portugal (351) seguido do código da respectiva cidade.
Existem 5 companhias a operar redes de telemóvel, sendo possível a utilização de “roaming” para quem traz telefone portátil de Portugal. Sugere-se aos viajantes que, antes da partida para a Croácia, contactem a sua operadora de telemóvel em Portugal informando que pretendem deslocar-se à Croácia e solicitando activação de “roaming” para ter acesso às chamadas neste país.

 

Números telefónicos de emergência:
– Serviço de Número único – 112
– Polícia – 192
– Bombeiros – 193
– Emergência médica – 194
– Assistência rodoviária – 1987
– Assistência Marítima – 195
– Informações gerais – 18981
– Informações sobre números de telefone – 11888

Para viajar para a Croácia é necessário:
– Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade
– Vistos: Até 90 dias de estadia não é necessário o visto para a Croácia
– Vacinas obrigatórias: Nenhuma

As deslocações em turismo à Albânia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Kosovo e Sérvia, podem normalmente ter lugar só com o cartão de cidadão válido e sem necessidade de passaporte. No entanto, face ao atual afluxo de refugiados por esta zona geográfica que tem levado a um aumento de vigilância e controlo de documentação, aconselha-se a que seja sempre titular de passaporte válido.

 

 

Artigos Relacionados