Carnaval Torres Vedras 2020 | Monumento “Abracadabra! Acorda Zé!” [Imagens]

CMCTV 2020.02.06 21h37m55s 031 scaled

No sábado, ao final da tarde, arrancou oficialmente o Carnaval de Torres Vedras 2020, com a inauguração do Monumento ao Carnaval.

Este ano o monumento intitulado de “Abracadabra! Acorda Zé!” tem por base um castelo… e nele vive “Maléfica, Mestre do Mal, num pacífico reino na floresta, até ao dia em que é ameaçada a harmonia da região.

Escondidos entre as torres do seu castelo, Maléfica e os seus companheiros corvo e dragão, estão completamente incrédulos e aterrorizados com o panorama atual nacional e internacional.

O Grande Feiticeiro Costa, dotado de todo o seu poder, conhecimento e sendo um ilustre sábio em práticas de encantamentos e alquimia, usa as suas várias poções mágicas – IMI, IS, IRS, IVA, IRC, ISP, IUC – combinando-as e misturando-as no seu grande “Caldeirão Geringonça”, seguindo a velha receita do conceituado livro de encantamentos “Como carregar mais nos Impostos em Portugal”.

Preparando a mistura com arte e manha, com ajuda dos seus fiéis ajudantes, os magos Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, o resultado não é sempre certo… e raramente o acertado. Assunção Cristas e Rui Rio tornam-se náufragos nesta poção de magia rosa do “Caldeirão Geringonça”.

Esta poção resulta num enchimento dos cofres do estado, que rapidamente e por uso de uma magia pouco clara, aliás, até negra, é injetada na Lamparina Banca encantada (magia essa já utilizada por todos os feiticeiros governantes anteriores). O aprendiz de feiticeiro Mário Centeno, com toda a sua perícia, injeta os frutos do nosso trabalho na Banca recorrendo a encantamentos desvairados.

Assim surge O Génio capitalista da Lamparina Banca, astuto e ardiloso, sempre à disponibilidade de todos, concedendo qualquer desejo e crédito, mas a troca de elevados custos.

No país das maravilhas, a princesa Zé continua a querer estar adormecida, impotente a tão forte magia, à espera de melhores dias, e de um cavaleiro encantado que lhe alivie a carga fiscal. Tal estado deveu-se a um poderoso feitiço de hipnose política. Mas a única criatura que dele se aproxima é um ser obscuro, estranho e indecifrável que surge à espera da sua derradeira oportunidade – Santana Gollum. Toda a vida desta criatura gira em torno da sua preciosa Aliança.

Em redor do torreão sul do castelo, disputa se a Liga Mágica Nos num renhido jogo de Quidditch. Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira frenéticos, mostram a sua admirável habilidade em voar alto, mas sem grandes mestrias e algo descoordenados…. Entre movimentos mais arriscados, tentam até à exaustão agarrar a tão cobiçada Taça. (que os árbitros lhes valham…). Frederico Varandas também estava nesta disputa, mas uma vez mais acontece um acidente de percurso, espetando-se contra o chão, abrindo um buraco bem fundo.

Cris R7 é o maior mágico de sempre do futebol. Mas nem sempre, mesmo aos melhores, os truques correm bem. Qual não é o seu espanto, quando em vez de sacar mais uma bola de ouro da cartola, saca um coelho Messi com uma bola de Ouro! O puto João Félix, já sob os holofotes do espetáculo, aprende tudo o que pode com Cris R7, cobiçando a tão especial bola de ouro.

O derradeiro espetáculo de magia surge aos olhares do público mais desconfiado. São apresentados truques de ilusionismo, desempenhados pelas mais prestigiadas figuras.

O admirável Joe B faz aparecer e desaparecer obras de arte, fundações, associações, entre outros truques manhosos.

Ricardo Salgfield, esplêndido mágico com uma carreira admirável, fez desaparecer em minutos e para sempre um grande Banco.

E por último, mas não descartando todo o seu mérito, Socratini, o venerável mestre escapista. Mostra todo o seu incrível talento e perícia nos seus truques, conseguindo proezas inacreditáveis com mil e um processos amarrados e desamarrados. Processos esses que acabam sempre por desaparecer por completo da superfície terrestre, tal como ele próprio”.

O último quadro do Monumento “não deve ser apreciado por pessoas mais suscetíveis, dada a intensidade dramática e violência explícita que nele se exibe.

A magia negra é sustentada por forças e espíritos grandiosos há milhares de anos. É considerada uma arte obscura, cujo propósito é a manipulação do oculto através de determinados rituais.

Os grandes mestres do voodoo ambicionam obter o controlo total sobre tudo e todos. Todos juntos, progressivamente e minuciosamente, vão conseguindo matar o nosso planeta em função dos seus interesses.

Trump, ocupa o trono de ferro, ostentando os seus ornamentos de Chefe da Tribo Yankee. A fada madrinha do feiticeiro é Ku Klux Klan, perito a aconselhar a destruição pelas formas mais drásticas e violentas – ambos praticam voodoo com a população latina e negra.

Mestre Putin, lado a lado com os maiores feiticeiros do ocultismo, é inspirado pela sua fada madrinha Lucifer. Este incentiva-o a fazer voodoo com Trump, já demonstrando algum receio do poder dos USA.

Kim Jong-un é orientado pela fada madrinha Hitler, que, tal como Putin, o faz praticar voodoo com Trump pelas mesmas razões.

Bolsonaro, cheira o esturro que provém das práticas negras destes mestres, e, expectante, espia e aprende tudo o que consegue”.

O Carnaval mais português de Portugal realiza-se este ano de 21 a 26 de fevereiro com o tema “Magia&Fantasia”.

[smartslider3 slider=52]

Leia também