Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

c

Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro tendo por objetivo desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.

Esta comemoração baseia-se na Carta de Paris, aprovada a 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta “apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria, no âmbito da prevenção e tratamento do cancro”.

Segundo dados do Global Cancer Observatory, relativos a 2018, Portugal registou 58.199 novos casos de cancro e 79 mortes diárias.
As previsões para 2040 apontam para uma subida no número de novos casos, para os 69.565, e na mortalidade em cerca de 31%.

As doenças oncológicas são a segunda causa de morte em Portugal. Atualmente os cancros com maior incidência são os cancros da mama, próstata, pulmão, estômago e bexiga.

O que é o Cancro?
Cancro é a designação que engloba um grupo de mais de cem doenças diferentes, que têm em comum um crescimento celular descontrolado e a disseminação de células anormais.

Quando surge?
O cancro surge quando ocorre uma lesão do material genético, ou seja, do ADN da célula, levando ao aparecimento de mutações. O passo seguinte denomina-se «promoção», levando a uma proliferação descontrolada de células anormais.
Numa pessoa saudável, estas células são eliminadas pelo sistema imunitário. Mas se o nosso organismo não for capaz de as reconhecer e destruir surgirá uma neoplasia maligna ou um cancro.

São múltiplos os fatores que podem contribuir para o aparecimento de uma doença maligna:

  • Dieta
  • Tabaco
  • Infeções virais
  • Exposição excessiva à radiação solar
  • Exposição a certos agentes químicos, hormonas e radiações
  • Influência genética

Estes fatores podem atuar isoladamente ou em combinação durante vários anos até se declarar a doença.

 

Leia também