Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS-PP

Jornal de Mafra 2018.06.22 16h14m04s 012

Francisco Rodrigues dos Santos partindo da sua posição de Presidente da Juventude Centrista conquistou o congresso do seu partido, que ontem à noite o elegeu Presidente do CDS-PP, substituindo no cargo, Assunção Cristas.

Francisco Rodrigues dos Santos tem 31 anos, é advogado e foi até agora líder da juventude do seu partido. Define-se a si mesmo como conservador e pretende que o CDS se consolide como a “âncora da direita”. A Forbes, uma revista norte-americana de negócios e economia distinguiu-o recentemente por ter levado a JC aos 20 mil filiados e por ter duplicado o número de eleitos por aquela organização.

É sportinguista e conservador nos costumes, mas embora rejeite a adoção por casais do mesmo sexo e defenda a criminalização da interrupção voluntária da gravidez, afirmou recentemente que estes temas não farão, para já, parte da sua agenda política.

Francisco Rodrigues dos Santos afirmou-se contra os barões do seu partido e surge em rutura com as políticas que deram origem à recente debacle eleitoral, tentando colocar-se numa posição estrategicamente mais vantajosa para recuperar o seu partido. Herdando um partido com uma base de apoio social muito reduzida e com um grupo parlamentar anémico, este jovem tem agora por missão levar a CDS-PP novamente para uma posição eleitoral que lhe permita voltar a fazer dupla com o PSD (se este conseguir fazer caminho no mesmo sentido).

Parece estar a ensaiar-se uma mudança de paradigma à direita, embora as matizes desta mudança sejam diferentes no CDS e no PSD. O surgimento do Chega e da Iniciativa liberal, a reafirmação de Rui Rio na liderança do PSD, e agora, a eleição de um jovem conservador para a presidência do CDS-PP, parecem ser o caminho que a direita encontrou para se reformular e para responder a esse novo fenómeno à esquerda, chamado geringonça, também ele, um fenómeno à espera de formatação definitiva, seja no seu esfumar ou na sua consolidação.

Leia também