Pediatria de Torres Vedras é centro de referência para colocação de bombas de insulina

PTV scaled

O Serviço de Pediatria da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste é agora um Centro de Tratamento de Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI), no âmbito do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.

No final de 2019 foram colocadas as primeiras duas bombas de insulina, em duas jovens com Diabetes Tipo 1 e para este ano está prevista a colocação de novos dispositivos de PSCI em outros jovens elegíveis.

Esta nova valência irá possibilitar aos jovens diabéticos até aos 18 anos, acompanhados na Consulta da Diabetes Infantil na Unidade de Torres Vedras do CHOeste, a colocação de bombas de perfusão contínua de insulina sem custos financeiros para os utentes.  Este novo método de tratamento dispensa a realização de várias injeções durante o dia, dado que simula a secreção fisiológica de insulina pelo pâncreas “.

A responsável pela colocação das bombas de insulina, Elisa Galo, refere que o tratamento da Diabetes Tipo 1 através destes dispositivos traduz-se “num melhor controlo metabólico, melhor qualidade de vida e maior flexibilidade no estilo de vida e prevenção de complicações inerentes a esta doença para estes jovens”.

A Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste já era Centro de Tratamento de Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina para utentes em idade adulta.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

 

[Imagem: CHO]

 


PubPUB

Leia também