Roteiro de Viagem | República Dominicana

RDC scaled

Roteiro de Viagem: República Dominicana

A República Dominicana é conhecida pelas suas magnificas praias de águas azul turquesa otimas para para descansar e relaxar, mas as Caraíbas não são só praia nas caraíbas a beleza estende-se às suas selvas, bosques, lagos e cascatas.

“Desde Samaná, com as suas incríveis praias e bosques virgens, onde a marca do homem se apaga com a beleza
esmagadora dos mangais e dos lânguidos coqueiros a beijar o mar; Puerto Plata e Playa Grande, destinos para os amantes das ondas atlânticas, o desporto ao ar livre e a tranquilidade. Mas também pode visitar a capital, Santo Domingo, ou La Romana banhada pelas delicadas águas das Caraíbas. Para terminar em Playa Bávaro e Punta Cana, dois oásis para se desligar, relaxar ao sol e dançar até cair rendido num dos impressionantes areais brancos…”

RD5

Localização: ao centro-leste da América Central, no mar do Caribe.

Área total: 48.442 km² (com 16 mil km² de área de florestas)

Capital: São Domingos

Língua: A língua oficial é o espanhol.

Habitantes: 9 378 818 hab. (2010)

RD6Religião: o Catolicismo Romano é a religião oficial.

Diferença horária:
– 5 Horas (de 01/05/2019 a 26/10/2019)
– 4 Horas (de 27/10/2019 a 28/03/2020)
– 5 Horas (de 29/03/2020 a 30/04/2020)

Moeda: Peso dominicano.
Troque dinheiro em bancos, casas de câmbio oficiais ou nos hotéis. Tome cuidado quando retira dinheiro em caixas multibanco.

Corrente elétrica: de 110-115 volts.
Não se esqueça de levar um adaptador de tomadas plano, tipo americano.

Clima:Clima tropical marítimo.
A estação dos ciclones e das chuvas estende-se de Junho a Novembro, embora as tempestades tropicais e furacões possam ocorrer também noutras alturas do ano.

Segurança: Deve evitar andar em zonas isoladas e pouco iluminadas e usar transporte público (com exceção do metro de Santo Domingo que é mais seguro). Pode igualmente recorrer a serviços de Uber e Cabify nas grandes cidades e ao serviço de transporte privado recomendado pelos hotéis.

Deverá manter as habituais cautelas de segurança. Guarde os seus documentos (passaporte, bilhete de identidade, bilhetes de avião, carta de condução, etc) no cofre do hotel e mantenha sempre consigo uma cópia dos mesmos.

RD4Saúde: São recomendadas as vacinas contra a difteria, o tétano, a poliomielite, a febre tifóide, as hepatites A e B e a raiva.
Aconselha-se o consumo de água engarrafada.
A assistência sanitária de hospitais privados é de melhor qualidade, mas a preços muito elevados. Nesse sentido, é indispensável que qualquer pessoa que se desloque à República Dominicana faça, antes da partida, um seguro médico e de viagem, que cubra totalmente os encargos com eventuais despesas de saúde no local, bem como os custos de um repatriamento sanitário.

Telecomunicações: A rede telefónica é boa, sendo generalizado o uso de telemóveis.
Prefixo do país: +1

Gastronomia: Entre a variedade oferecida, o mais popular é a “bandera” (arroz branco, feijão e carne guisada), que poderá ser acompanhado por salada e rodelas de banana frita. Destacamos também o peixe com côco, a lagosta e principalmente o tradicional “sancocho” (derivado do cozido espanhol). De qualquer maneira, encontrará uma variada selecção de restaurantes que combinam cozinha internacional com a típica cozinha “criolla”.

Números telefónicos de emergência:
Emergência: 911
Polícia Turística: +1 809 222-2026 ou +1 809 222-2123
Rede Segurança e Assistência Rodoviária : +1 829.688.1000

RD1Para viajar para São Tomé e Príncipe é necessário:
Turistas estrangeiros podem permanecer na República Dominicana por 30 dias no máximo.
– Passaporte com a validade de 6 meses à data de saída, sendo ainda requerido o bilhete de saída do país, a morada do seu alojamento no país, prova de solvência económica para cobrir os seus gastos durante a sua estadia (leve consigo uma fotocópia do seu passaporte).
– Visto ou Tarjeta de Turismo
– À saída do país deverá pagar uma taxa no valor de 20 dólares (sujeito a possíveis alterações)

– Visitantes com menos de 18 anos que entram no país não necessitam uma autorização dos seus pais desde que entrem e saiam do país com a mesma pessoa.
– O tráfico, consumo e posse de drogas é fortemente penalizado.
– Existe alguma tolerância face à comunidade LGBT, mas devem ser evitadas demonstrações públicas de afeto entre casais do mesmo sexo.

 

RD8 RD7 RD2


PubPUB

Leia também