IPMA | Depressão GLORIA – Efeitos da depressão em Portugal Continental

alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado acerca dos efeitos da Depressão GLORIA em Portugal Continental, depressão “que se prevê estar centrada em 39°N 01°E no dia 19 de janeiro de 2020 às 04UTC”.

O comunicado do IPMA é o seguinte:

Esta depressão, que no sábado dia 18 às 12UTC se encontrava centrada sobre o golfo da Biscaia, desloca-se para sueste em direção ao mediterrâneo ocidental. A ação conjunta de um anticiclone localizado sobre as ilhas Britânicas, que tende a intensificar consideravelmente, e da referida depressão, origina um fluxo forte de nordeste sobre o território, com consequente aumento da intensidade do vento a partir de domingo, em especial no litoral oeste e nas terras altas, onde as rajadas poderão atingir respetivamente 65 km/h e 110 km/h.

A partir de domingo e para o início da próxima semana, prevê-se tempo frio e seco, com descida acentuada das temperaturas até segunda-feira dia 20, o que associado a vento forte aumentará o desconforto térmico. Prevê-se ainda formação de geada, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.

Este comunicado é válido entre 2020-01-17 17:48:00 e 2020-01-20 23:59:00.

 


PubPUB

Leia também