Roteiro de Viagem | Zanzibar

Roteiro de Viagem: Zanzibar

 

Zanzibar, a ilha onde nasceu o famoso Freddie Mercury, tem praias paradisíacas e faz parte de um arquipélago composto por duas ilhas: Zanzibar e Pemba.
O seu nome, de origem árabe, surgiu da palavra Zangh Bar, que significa “o negro da costa”.
Zanzibar é considerada a Ilha das especiarias graças à sua produção de cravinho, canela, pimenta, entre outras.
Um dos locais de passagem obrigatório devido às suas influências do subcontinente indiano, da Península Arábica, da África e da Europa é a Stone Town (Cidade da Pedra) classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Localização: é um arquipélago localizado ao largo da costa da Tanzânia (35 km), na costa oriental africana, no Oceano Índico

Área total: 2.461 km²

Capital: Zanzibar

Língua: As línguas oficiais da Tanzânia são o Suaíli e o Inglês, sendo a primeira a língua mais falada no país.

Habitantes: 1,304 milhões habitantes

Religião: Muçulmana

Diferença horária: GMT +3

Moeda: xelim tanzaniano (1 € = 2.331,19 TZS)
Os cartões de crédito são aceites apenas em determinados hotéis e restaurantes das principais cidades, pelo que se aconselha levar moeda, em particular dólares americanos. Euros e dólares podem ser trocados por xelins nos aeroportos ou, a taxas mais elevadas, nos principais hotéis.
Gorjetas: Embora não sendo obrigatórias são absolutamente usuais nestes países, sendo aceites com normalidade nos hotéis, guias ou condutores de autocarros em trajectos longos.

Corrente elétrica: 230V

Clima: Clima quente e húmido no litoral, mais fresco nas zonas altas

Segurança: As condições de segurança na Tanzânia são razoáveis.
O arquipélago de Zanzibar, que goza de considerável autonomia no quadro da República Unida da Tanzânia, desfruta de condições razoáveis de segurança, mas evite passear sozinho/a em praias desertas.
Guarde os seus bens, incluindo o passaporte, no cofre do hotel. Dado que é obrigatório andar com identificação, quando sair do hotel leve uma fotocópia do passaporte.

Saúde: A profilaxia da malária é recomendável. Evite consumir alimentos crus ou mal cozinhados e beber água não engarrafada. Utilize sempre roupa leve mas comprida e repelente de inseto, para evitar picadas de mosquitos ou, nalguns parques, de moscas tsé-tsé (doença do sono). Não tome banho em rios ou lagos de água de doce, dada a presença de parasitas na água.
Obrigatória a vacina contra a febre-amarela.

Telecomunicações: Poderá ter dificuldades de acesso à rede telefónica internacional.

Números telefónicos de emergência:
Hospital: 112
Bombeiros: 112
Polícia: 112

Para viajar para São Tomé e Príncipe é necessário:
– Passaporte
– É obrigatória a apresentação de visto.
Vistos turísticos de uma só entrada poderão ser comprados nos aeroportos, à chegada, por 50 USD, desde que estejam preenchidos todos os restantes requisitos de entrada (preenchimento dos formulários, passaporte válido, bilhete de regresso, reserva de hotel, vacinação obrigatória). Note que, dependendo do tipo de bilhete de avião, poderá ter também de pagar uma taxa aeroportuária à saída da Tanzânia ou entre Zanzibar e o continente (cerca de 30 USD e 5 USD, respectivamente, embora os preços possam sofrer alterações). Tenha sempre por isso disponíveis alguns dólares americanos, em notas. Em geral, não são aceites outras moedas ou cartões de crédito.

Não existe representação diplomática portuguesa na Tanzânia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada e Consulado Geral de Portugal em Maputo, com o apoio do Consulado honorário em Dar es Salam.

 

Alfândega: 200 cigarros ou 50 charutos ou 250gr de tabaco; 1 garrafa de vinho ou de destilado; perfume para uso pessoal.

O que pode ver?
Antigo Forte de Zanzibar
♦ Casa das Maravilhas
♦ Museu Memorial da Paz
♦ Centro de borboletas de Zanzibar
♦ Jardim Zoológico Cheetah’s Rock

 

Artigos Relacionados