Torres Vedras | Esta noite realizou-se uma vigília contra a falta de médicos pediatras

Hospital Torres Vedras

Hoje, pels 21h30 teve início uma “vigília pacífica”, segundo as palavras da sua organizadora, junto ao hospital de Torres Vedras, contra falta de médicos pediatras nas urgências deste hospital.

Neste momento trabalham 3 pediatras no Hospital de Torres Vedras, uma das médicas está de baixa de maternidade, uma outra já não faz urgências, uma prerrogativa do seu estatuto em função da idade, sendo o serviço de urgência pediátrica, na realidade, assegurado, neste momento, por uma única médica.

O objetivo desta vigília, convocada através das redes sociais e que congregou cerca de 50 pessoas empunhando com cartazes e velas, consiste, segundo a sua organizadora, em “não deixar morrer a pediatria do hospital” lembrando ainda, que “já perdemos a nossa maternidade para as Caldas da Rainha e não se justifica que as nossas crianças fiquem sem pediatria na nossa zona”.

O presidente da câmara de Torres Vedras  foi convidado a participar na vigília e esteve presente. Carlos Bernardes garantiu que até ao momento, “nenhuma criança teve de ser reencaminhada para outro hospital” e anunciou que irá reunir na próxima 4ª feira com o ministério da saúde, onde defender a abertura imediata das 4 vagas para pediatras que se encontram por preencher. Carlos Bernardes defendeu também a necessidade de estabilizar o quadro de pediatras do hospital, onde, de resto, também se sente a necessidade de contratar mais anestesistas.

Entretanto, foi já criada uma petição “Pela defesa da Pediatria do Hospital de Torres Vedras”, que conta já com 2020 assinaturas.

Leia também